Existem dois tipos básicos de mecanismos de acionamento usados em geradores de aeronaves, os de engrenagem direta e os acionados por correia.

Para instalar um gerador acionado por engrenagens, remova a cobertura do coxim de montagem e instale a junta apropriada sobre os prisioneiros.

Encaixe a estria do gerador ou engrenagem, tomando cuidado para não danificar a engrenagem ou deixar cair um material estranho dentro do conjunto do motor.

Aperte as porcas e os prisioneiros de fixação, aplicando o torque recomendado.

Conecte os cabos do gerador aos terminais apropriados e confirme que todas as conexões estão limpas, apertadas e instaladas corretamente.

Se o gerador emprega um duto de ar para arrefecimento, confirme que este está conectado corretamente.

Para instalar um gerador acionado por correia, monte a unidade no local apropriado e instale todos os equipamentos.

A seguir, coloque a correia de acionamento em torno das polias acionadoras da aeronave e do gerador.

Depois que a correia estiver colocada no local correto, posicione o gerador para apertar a correia de acionamento e prenda todas as peças e os equipamentos de segurança.

A tensão correta da correia pode ser configurada através do equipamento de montagem do gerador.

Em geral, o gerador pode ser movido ligeiramente para ajustar a tensão da correia.

Consulte as instruções de instalação para obter os ajustamentos apropriados da correia.

Após a instalação do gerador estar completa, o sistema de carregamento como um todo deve ser testado.

Uma verificação estática e uma dinâmica devem ser realizadas para garantir que o gerador funciona corretamente sob diversas condições de carga e rpm.

Se todas as leituras de tensão e corrente estiverem dentro das especificações, a aeronave pode voltar ao serviço.