Sempre que trabalhamos na instalação de uma antena, é importante considerar o local desta, a estrutura da aeronave e a ligação elétrica da antena com a célula.

 Quando escolhemos o local da antena, é preciso considerar a direção na qual o sinal de rádio será recebido/transmitido.

Por exemplo, como o GPS utiliza comunicações via satélite, a antena sempre será colocada no lado superior da fuselagem; a antena de rampa de planeio deve ficar localizada de modo a estar virada para a frente e para baixo para receber sinais vindos do solo durante uma aproximação de pista.

Em termos gerais, as antenas devem ser localizadas de forma a prevenir a perda de sinal devido a outras estruturas, como o trem de pouso e os montantes das asas.

As antenas muitas vezes têm espaçamento mínimo de 36 polegadas entre si para impedir a interferência de sinal; não instale antenas muito próximas umas das outras.

Os documentos de instalação de um determinado sistema normalmente incluem instruções sobre instalação de antenas como parte dos dados aprovados.

 Determinados sinais de RF são afetados facilmente por tintas que contêm partículas metálicas.

Por exemplo, a espessura de uma certa tinta pode afetar o sinal de uma antena de radar.

Sempre consulte os dados técnicos antes de pintar qualquer antena ou painel de cobertura de antena.

Em geral, a antena é simplesmente montada sobre a superfície de metal externa da aeronave, mas uma placa de reforço também pode ser adicionada para ajudar a distribuir as cargas físicas criadas pelo arrasto do vento.

Normalmente, uma junta é usada para selar a antena contra chuva e umidade, sendo colocada entre a antena e a superfície da célula.

Muitas aeronaves são pressurizadas para voarem em altitudes maiores, então um selante especial pode ser necessário na base dessas antenas.

As aeronaves pressurizadas também têm requisitos estruturais especiais; nunca instale antenas em aeronaves pressurizadas sem os dados de engenharia apropriadas.

Na maioria das instalações, a base da antena é aterrada na superfície de metal da aeronave, um processo chamado de ligação.

Em geral, a superfície interna do metal é limpada antes da instalação e os equipamentos de montagem da antena fazem a conexão de massa entre a célula e a antena