Sempre realizar uma inspeção completa da bateria antes da instalação em qualquer aeronave.

Essa inspeção deve incluir uma verificação do nível de eletrólito (lembre-se, adicione água somente após a carga), uma inspeção no conector da célula e uma verificação do estado geral da bateria.

O plug de desconexão rápida da bateria deve ser inspecionado, tanto da bateria quanto na aeronave.

Se alguma corrosão ou frouxidão for detectada, o plug deve ser substituído ou reparado.

Certifique-se de que a aeronave e os conectores da bateria têm a mesma polaridade.

Se uma bateria de níquel-cádmio é instalada para substituir uma bateria de chumbo-ácido velha, sempre neutralize o compartimento da bateria com uma solução de soda e água, e seque a área completamente.

O compartimento deve então ser pintado com uma tinta álcali-resistente.

Também garanta que a nova bateria terá uma ventilação adequada para remover qualquer calor que possa ser produzido durante o uso da bateria.

Uma bateria que se encaixa com muita força em seu compartimento pode superaquecer.

Sempre verifique se as especificações da carga da bateria e a voltagem do sistema de carga da aeronave coincidem.

A bateria de níquel-cádmio deve ser carregada a uma tensão específica para o funcionamento adequado.

Finalmente, após a instalação, conecte qualquer monitor de temperatura da bateria e inspecione seus sistemas de acordo com o manual da aeronave.

Certifique-se de que todas as áreas que necessitam de fio de segurança estão devidamente protegidas.

Se os terminais de saída da bateria estão isolados, eles podem exigir a instalação de coberturas de proteção ou encaixes isolantes.

Esses isolantes vão evitar a possibilidade de um curto-circuito, que poderia criar uma falha elétrica grave ou um incêndio.

Após concluir a instalação, execute uma verificação operacional da bateria, incluindo a bateria do motor de arranque, se for o caso, e uma verificação do sistema de carga.

Sistema de ventilação da bateria.