Um inversor é um dispositivo para converter corrente contínua em corrente alternada à frequência e tensão apropriada para um propósito específico.

Determinados sistemas e equipamentos nos sistemas elétricos ou eletrônicos das aeronaves precisam de potência CA de 26 V e 400 Hz, enquanto outros precisam de 115 V e 400 Hz.

Para fornecer essa potência, muitas vezes é necessário empregar um inversor.

Os inversores normalmente são usados em grandes aero- naves apenas para situações de emergência.

Nesse caso, a aero- nave emprega geradores (alternadores) acionados pelos motores para fornecer a potência CA necessária durante as condições operacionais normais.

Se todos os geradores CA entram em pane, o inversor é usado para converter a potência CC da bateria em potência CA disponível para cargas CA essenciais.

Muitas pequenas aeronaves empregam inversores estáticos durante as condições operacionais normais.

Essas aeronaves usam uma quantidade relativamente pequena de corrente alternada e, logo, utilizam alternadores CC acionados por motores como principal fonte de energia elétrica.

A maioria das aeronaves produzidas durante a última década emprega um ou mais inversores para a produção de corrente alternada.

Elas usam corrente alternada para alimentar diversos componentes, incluindo instrumentos de voo e motor, para-brisas aquecidos e circuitos de iluminação.

 Em alguns casos, esses componentes somente são viáveis se operador por potência CA; logo, o inversor é essencial. Existem dois tipos básicos de inversores, os rotativos e os estáticos.

As aeronaves modernas empregam inversores estáticos devido a sua confiabilidade, eficiência e economia de peso em relação aos inversores rotativos.