Muitas conexões elétricas requerem a adição de isolamento de- pois que a conexão foi feita.

Normalmente, um tubo de isolamento é deslizado no fio antes que a ligação seja feita e, em seguida, deslizado sobre a conexão exposta e fixado no local.

Existem dois tipos básicos de tubos de isolamento.

Um está fixado no seu lugar com um cordão firmemente apertado e atado em cada extremidade do tubo.

O outro tipo de tubo de isolamento é chamado tubo termoretrátil, uma vez que é mantido no lugar sobre a ligação através de um processo de encolhimento.

O isolamento termoretrátil é mais confiável quando devidamente instalado e também pode fornecer alguma resistência ao estresse por vibração da conexão.

O isolamento termoretrátil deve ser do tipo 200 a 300ºC e deve sempre sobrepor a conexão em pelo menos 1/2 in. [1,27 cm] após o encolhimento.

É importante escolher um tubo do diâmetro correto que irá encolher e formar um ajuste apertado em torno do condutor.

Se for necessário para uma aplicação vibração ou resistência à abrasão adicional, duas ou mais camadas de tubos devem ser instaladas.

O tubo mais interno deve ser instalado e encolhido primeiro: o segundo tubo, aproximadamente 1/2 in. [1,27 cm] mais longo do que o primeiro, deve ser instalado logo após e um terceiro adicionado, se necessário.

O processo de aquecimento deve ser realizado com uma pistola de calor adequada, ajustada para a faixa correta de temperatura.

Escudos térmicos reflexivos são, muitas vezes, utilizados para proteger a fiação adjacente ou outros componentes.

Em alguns casos é muito importante selar as ligações elétricas dos efeitos corrosivos do ambiente.

Um tubo termoretrátil especial está disponível com um selante que está dentro do tubo.

À medida que o tubo é aquecido, o selante torna-se macio e derrete em torno do condutor, selando-o para fora do ambiente.

Alguns terminais do tipo grampo isolados e emendas também contêm esse selante e devem ser aquecidos após o processo de crimpagem.

Fitas de isolamento especiais também são aprovadas para determinadas aplicações em terminais e emendas de aeronaves.

A fita é geralmente um Teflon ou um material de silicone de alta temperatura e exige a aplicação em um envoltório em espiral sobre a emenda.

A fita pode ser usada sobre a tubulação de isolamento como uma segunda camada de proteção.

Em todos os casos, a fita é sobreposta em 50% em cada volta e deve ultrapassar a emenda por um mínimo de 1/2 in. [1,27 cm] de cada lado.