As luzes de aterrissagem de uma aeronave são necessárias para iluminar adequadamente a pista quando a aeronave realiza um pouso.

Um refletor parabólico é usado para concentrar a luz em um feixe da largura desejada.

As luzes de aterrissagem podem ser afixadas à parte estacionária da engrenagem do nariz, instalada nos bordos de ataque das asas ou instalada na carenagem do motor.

Algumas grandes aeronaves têm luzes de aterrissagem nos bordos de ataque das asas e luzes retráteis nas superfícies inferiores das asas.

As luzes de aterrissagem dos bordos de ataque podem ser ligadas a vários quilômetros de distância do local da aterrissagem, enquanto as luzes retráteis são ligadas logo antes da aterrissagem.

As luzes de aterrissagem retráteis são estendidas por meio de um motor pequeno, mas muito poderoso, que estende as luzes para fora e para a frente contra a força da corrente de ar.

 Essas luzes também podem ser montadas em uma parte do trem de pouso.

Dessa forma, as luzes são estendidas ou retraídas automaticamente com o mecanismo do trem de pouso.

As luzes de taxi podem ser empregadas em algumas aeronaves para melhorar a visibilidade durante as operações de solo.

As luzes de taxi são miradas ligeiramente mais alto do que as luzes de aterrissagem para iluminar a área diretamente à frente da aeronave.

Ambas normalmente são de altíssima potência; então, costumam ser controladas por um relé ou solenoide de comutação.

Algumas luzes de aterrissagem e taxi operam a uma alta tensão para produzir uma luz de alta intensidade.

As lâmpadas de xenônio são bastante usadas para luzes de alta intensidade nas aeronaves modernas.

Esses conjuntos usam um tubo de gás (não uma lâmpada incandescente) feito de quartzo fundido; isso é necessário devido ao calor intenso produzido durante a operação.

O tubo de quartzo é preenchido com um gás xenônio de alta pressão.

É preciso usar um suprimento de energia para aumentar a tensão do sistema até um nível que crie um arco entre dois eletrodos localizados dentro do tubo de quartzo selado.

 A luz produzida real é causada pelo arco e pode ser transformada em luz direcional por um refletor montado junto ao conjunto da lâmpada.

Em algumas aeronaves, o suprimento de energia e o conjunto da lâmpada representam uma única unidade completa, enquanto em outras instalações o suprimento de energia é montado remotamente e o conjunto de luz de tubo de quartzo é posicionado onde necessário.

 Sempre que for instalar uma lâmpada de alta intensidade, é importante cuidar da limpeza do tubo de quartzo.

Sujeira, óleo ou graxa no tubo podem causar áreas quentes durante a operação, o que faz com que a lâmpada se rache e sofra uma pane.

Mesmo o óleo dos dedos do técnico pode criar essas áreas quentes, então nunca encoste diretamente no tubo.

 Em geral, usa-se luvas limpas durante a instalação do tubo de quartzo; depois do tubo estar instalado, o conjunto da lâmpada pode ser manuseado sem luvas.