Há quatro categorias de luzes do compartimento de voo em um Boeing 757.

O Boeing 757 contém sistemas de iluminação típicos daqueles usados em todos os aviões comerciais.

Os holofo- tes do compartimento de voo são compostos de dois conjuntos de holofotes fluorescentes, um montado sobre o visor antiofus- cante do capitão e o outro sobre o visor do primeiro oficial.

As luzes do capitão podem ser conectadas ao barramento CA de reserva caso haja uma pane no sistema de potência CA primário.

Também há holofotes incandescentes montados no teto e sob o visor antiofuscante.

Os circuitos de dimmer são usados para os holofotes, fluorescentes e incandescentes.

Cada sistema de dimmer possui seu próprio circuito neutralizador, usado em caso de pane do dimmer.

 A Figura Abaixo mostra um diagrama esquemático dos holofotes.

Circuito de holofote. (Boeing Corporation.)

Como ilustrado, a posição do relé de reserva do capitão (parte superior esquerda do diagrama) determina a fonte de energia da luz.

Cada luz pode estar conectada ao barramento CA direito ou ao barramento CA de reserva.

Se o barramento CA direito é energizado, o relé se move para sua posição anormal, conectando a energia do barramento CA direito às luzes.

Se o barramento direito entra em pane, o relé é desenergizado e o barramento de reserva é conectado automaticamente ao circuito de iluminação.

O compartimento de voo também contém luzes do teto, montadas, como diz o nome, no teto, alimentadas por potência 28 Vcc.

A energia pode ser fornecida pelo barramento da bateria

ou pelo barramento de manutenção no solo.

As luzes do painel são usadas no compartimento de voo para iluminar os instrumentos individuais e os letreiros do painel.

Luzes de mapas e cartas, luzes de utilidade e luzes do degrau da entrada também podem ficar localizadas dentro do compartimento de voo.

Todas as luzes visualizadas por ambos os pilotos podem ser controladas por um sistema mestre de dimmer e teste.

A função de teste é usada durante a inspeção pré-voo para confirmar que todas as luzes se encontram em estado operacional.