Requisitos gerais

Para garantir operações de voo seguras, os sistemas elétricos devem ser mantidos em perfeitas condições operacionais.

Os procedimentos de inspeção de rotina realizados em todas as aeronaves são usados para detectar possíveis panes no sistema elétrico.

Durante essas inspeções, componentes elétricos específicos são inspecionados e testados como determinado pelos documentos técnicos atualizados.

Se um defeito ou pane é encontrado, os procedimentos de manutenção apropriados são utilizados para corrigir o problema.

As panes do sistema elétrico não são sempre detectadas durante inspeções.

Muitas vezes, os sistemas sofrem panes du- rante a operação e devem ser consertados antes do próximo voo.

A manutenção desse tipo quase sempre é mais crítica; ou seja, o tempo ocioso da aeronave deve ser minimizado.

 A manutenção inesperada provoca atrasos em voos, inconveniência para passageiros e menores margens de lucro.

A manutenção de sistemas elétricos deve ser realizada com velocidade e precisão.

A segurança do voo muitas vezes está nas mãos do técnico.

Lembre-se de realizar todos os procedimentos de manutenção e inspeções do sistema elétrico de acordo com as recomendações do fabricante e ao máximo de sua capacidade.

As aeronaves modernas são construídas com um projeto a prova de falhas para ajudar a garantir a segurança de todos os passageiros.

Esse conceito de projeto normalmente significa que todos os sistemas críticos da aeronave contêm múltiplos componentes que desempenham a mesma tarefa.

Em caso de pane de um sistema ou elemento, outro componente de reserva assume seu lugar automática ou manualmente.

Em aeronaves de transporte, os sistemas mais críticos normalmente contêm um sistema primário e dois de reserva.

Uma vantagem importante de ter múltiplos sistemas é a capacidade de liberar uma aeronave mesmo que um ou mais componentes não estejam operacionais.

 Por exemplo, na maioria das aeronaves de transporte, o avião pode voar segura e legalmente com um gerador CA acio- nado pelo motor fora de operação; o gerador da APU é usado como reserva.

Sempre que você realizar manutenção em uma aeronave, é muito importante reparar os sistemas críticos; em muitas aeronaves, no entanto, uma ou mais panes de sistema podem não ser críticas.

Para determinar a aeronavegabilidade de uma aeronave com um sistema em pane, o técnico deve consultar a lista de equipamentos mínimos (MEL) da aeronave.

A MEL contém uma lista detalhada de todos os equipamentos necessá- rios e sob quais condições específicas a aeronave pode ser des- pachada.

Em suma, se um sistema inoperante é listado como um item “NO-GO” pela MEL, a aeronave pode voar com segurança.

Durante uma parada rápida entre voos, se a aeronave ainda puder ser despachada de acordo com a MEL, o reparo dos sistemas não críticos pode ser diferido até a próxima oportunidade de manutenção.