Motores convencionais ou (a pistão). Os motores convencionais (a pistão) equipam a maioria das aeronaves de pequeno porte e as aeronaves de treinamento.
Estes motores utilizam a energia proveniente da queima do combustível dentro dos cilindros para mover a hélice.

A hélice por sua vez impulsionará grande quantidade de massa de ar a velocidades relativamente baixas, permitindo que a aeronave desenvolva a tração necessária ao voo.

Este tipo de motor é muito econômico e barato, além de apresentar um bom desempenho em baixas velocidades, o que o torna ideal para aviões de pequeno porte.

Tipos de motores a pistão

Basicamente os motores a pistão podem ser classificados de acordo com:
– a disposição dos cilindros com relação ao eixo de manivelas
– o ciclo de trabalho

Classificação de acordo com a disposição dos cilindros

Os motores a pistão são equipados com vários cilindros (geralmente 4, 6 ou 8), e a disposição dos cilindros com relação ao eixo de manivelas do motor a pistão pode variar de um modelo para outro.

Cada disposição diferente proporciona uma diferença na maciez, custo de produção e características de formato que a tornam mais apropriado para determinados tipos de aeronaves.
A seguir analisaremos os tipos mais comuns de disposição dos cilindros num motor aeronáutico.

Motores utilizados na aviação convencional: Lycoming - Canal Piloto