Um motor elétrico é um dispositivo que transforma energia elétrica em energia mecânica.

Os motores elétricos podem ser classificados de diversas maneiras; são tão numerosos, no entanto, que seria impossível descrevê-los com classificações simples.

Duas classificações amplas descrevem o tipo de potência elétrica necessária para operar um motor: corrente alternada (CA) ou corrente contínua (CC).

Em geral, os motores CA são usados em grandes aeronaves comerciais, pois esses aviões empregam geradores CA e um suprimento de energia adequado.

Em geral, os motores CC são usados em aeronaves leves, que têm geradores CC e sistemas de distribuição de potência CC.

Outro tipo de motor, desenvolvido mais recentemente, exige circuitos de controle computadorizado.

Esses motores muitas vezes usam ímãs permanentes de alta força e um microprocessador para controlar múltiplos enrolamentos elétricos.

Os motores CC são descritos em parte pelo tipo de enrolamento interno que utilizam.

Existem motores com excitação em série, excitação em paralelo e excitação composta, cujos nomes descrevem a relação entre as conexões da bobina de campo e o enrolamento da armadura.

Os motores de todos os tipos normalmente são classificados de acordo com sua potência nominal.

Em geral, a placa de dados também mostra a tensão e a corrente.

Informações adicionais sobre motores CC incluem rpm, tipo de operação e alguns outros pontos que descrevem o projeto do motor.

Os motores CA são classificados de acordo com potência, fase, frequência operacional e tipo de construção.

Em geral, o fator de potência também é declarado.

Todas as características de um motor sempre devem ser consideradas quando um aparelho é selecionado para uma determinada operação.

Os motores elétricos são usados em aeronaves e espaço naves para diversos fins.

Entre as muitas unidades e sistemas que precisam de motores elétricos, podemos listar motores de arranque, válvulas de controle, trens de pouso, flapes, compensadores, controles de voo, servomecanismos, bombas de combustível, bombas hidráulicas, bombas a vácuo, giro estabilizadores e dispositivos de navegação.

Este texto não pretende abranger os detalhes de todos os motores elétricos, mas vamos apresentar uma explicação completa da teoria dos motores e de suas funções.

Isso deve permitir que o aluno entenda qualquer instalação de motores usada em veículos aeroespaciais modernos.