O componente de hardware do padrão 664 é composto de uma rede de chaves que transferem os frames Ethernet para seus destinos apropriados através de um barramento de dados bidirecional.

A conexão de dados pode ser de fio de cobre ou cabo de fibra ótica e, obviamente, o sistema possui múltiplos componentes redundantes para melhorar a confiabilidade.

As chaves ARINC 664 são chamadas de “chaves inteligentes”, pois contêm software e circuitos complexos para controlar o fluxo de dados através da rede.

As chaves usam software para determinar como os dados serão roteados para os diversos sistemas finais.

Os sistemas finais são basicamente LRUs computadorizadas que transmitem/recebem dados para realizar uma série de funções necessárias para a operação da aeronave.

A Figura abaixo mostra um exemplo simplificado de uma rede de sistema.

Exemplo de rede ARINC 664.

Nesse exemplo, um computador de gerenciamento de voo é um sistema final que transmite/recebe dados de/para o computador de gerenciamento de display e quatro outros sistemas finais; cada sistema final também pode transmitir e receber no barramento 664.

O software do sistema e a capacidade de uma chave inteligente de tomar decisões sobre roteamento de dados é chamada de link virtual.

O link é considerado virtual porque a chave pode tomar decisões relativas a qual direção (link) enviar/receber dados.

Obviamente, este é um exemplo bastante simples; quando centenas de sistemas finais estão conectados, o link virtual se torna muito mais complexo.

O hardware ARINC 664, incluindo o barramento de dados, conectores, chaves e circuitos de LRU, é chamado de camada física.