O painel de controle do radar meteorológico deve estar situado em um local que permita o acesso fácil por parte da tripulação de voo.

Se apenas um sistema de radar está instalado na aeronave, o painel de controle normalmente fica localizado no console central para que possa ser acessado por ambos os pilotos.

 Se dois sistemas de radar estão instalados, um painel de controle fica localizado de modo a ser acessível para o piloto e o outro para ser acessado pelo copiloto.

Os controles operacionais incluem o interruptor, o brilho do display, estabilização, ganho, brilho das marcas de referência, modo de operação (teste, meteorologia, turbulência ou mapa), seleção do alcance operacional e controles de inclinação da antena.

Em um sistema de radar digital, a unidade de controle transmite um sinal digital (que representa as posições da chave de controle) para a unidade r-t em formato serial. Em sistemas mais antigos, um sinal analógica é enviado.

As funções de alguns dos controles estão descritas abaixo.

O controle de alcance é usado para estabelecer o alcance do indicador.

Esse controle altera as características de transmissão da unidade r-t para se coordenar com o alcance selecionado.

O controle de ganho é utilizado para ajustar o ganho do receptor de FI até o ponto operacional apropriado, garantindo a recepção mesmo dos sinais refletidos mais fracos.

 Quando o controle de estabilização é ligado, o sinal de radar transmitida rastreia em paralelo à terra, independentemente da arfagem e rolamento da aeronave.

Esse sistema é especialmente útil quando o avião voa através de áreas de turbulência excessiva.

O controle de inclinação é usado para alterar o ângulo de rastreamento da antena.

Na posição zero, o feixe da antena está sempre paralelo à superfície da terra.

 Se o controle é virado para a posição superior, o feixe rastreia uma área acima do nível do avião.

Da mesma forma, se o controle é virado para um ângulo descendente, o feixe rastreia uma área abaixo do nível do avião.

Assim, o radar oferece melhor cobertura durante a subida ou descida e/ou pode ser utilizado para rastrear as áreas acima ou abaixo da aeronave em busca de atividades de tempestade menos intensas