A temperatura é um fator vital na operação e na vida útil de um acumulador.

A reação química ocorre mais rápido com o aumento da temperatura.

Por essa razão, uma bateria terá uma performance muito melhor em climas temperados ou tropicais do que em climas frios.

Por outro lado, em climas quentes, uma bateria irá deteriorar-se mais rapidamente e deverá ser substituída com maior frequência.

Em climas frios, o estado de carga em um acumulador deve ser mantido no máximo.

Uma bateria completamente carregada não congelará mesmo sob as mais severas condições meteorológicas, mas o eletrólito de uma bateria descarregada congelará muito facilmente.

Quando água é adicionada a uma bateria em um clima extremamente frio, a bateria deve ser carregada imediatamente.

Se isso não for feito, a água não vai se misturar com o ácido e congelará.

Tabela – dá o ponto de congelamento para vários estados de carga.

TABELA – Pontos de congelamento para diferentes estados de carga em uma bateria de chumbo-ácido de armazenamento de energia

Ponto de congelamento

Peso específico°F°C
1,300—95—70,6
1,285—85—65,0
1,275—80—62,2
1,250—62—52,2
1,225—35—37,2
1,200—16—26,7
1,175—4—20,0
1,150+5—15,0
1,125+13—10,6
1,100+19—7,2