A eficiência dos motores elétricos de qualquer tipo é determinada principalmente pelas perdas de potência resultantes da fricção, resistência, correntes de Foucault e histerese.

A potência usada para superar a fricção dos mancais é chamada de perda por fricção.

Essa perda também pode incluir a perda devida à fricção do vento, também chamada de perda por ventilação, comparativamente alta quando um motor é equipado com uma ventoinha de arrefecimento que trabalha por ventilação forçada.

A potência usada para superar a resistência dos enrolamentos é chamada de perda por resistência ou perda no cobre.

As perdas no cobre são dissipadas na forma de calor.

As correntes induzidas no núcleo da armadura e nos polos do campo são chamadas de correntes de Foucault e são responsáveis por perdas consideráveis na forma de calor.

Essas perdas são reduzidas pela construção dos núcleos dos campos e da armadura com ferro doce laminado, sendo as laminações isoladas umas das outras.

As perdas por histerese ocorrem quando um material é magnetizado primeiro em uma direção e depois em outra rápida e sucessivamente.

O efeito da histerese é fazer com que a mudança de força do fluxo magnético seja atrasada em relação à força magnetizante e supostamente se deve à fricção entre as moléculas do material quando são deslocadas em uma direção pela força magnetizante.

As perdas por histerese são perceptíveis devido a seu efeito de aquecimento.

Qualquer condição que produz calor em um motor causa perda de potência, ou de energia, pois o calor é uma das principais formas de energia e exige o uso de potência para ser produzido.

A construção de motores elétricos com núcleos do polo do campo e armaduras laminadas ajuda a resolver os problemas de arrefecimento, pois boa parte do calor encontrado durante a operação é consequência das perdas descritas.

Esse tipo de construção é especialmente importante para motores atuadores de alta velocidade.

Os motores atuadores precisam ter uma razão potência-peso alta, o que por sua vez exige que operem em velocidades relativamente altas.

Por esse motivo, todas as perdas devem ser minimizadas.