Temperatura mínima para que um combustível libere vapores ou gases inflamáveis, os quais, combinados com o oxigênio do ar em contato com uma chama, começam a se queimar, mas a chama não se mantém porque os gases produzidos ainda são insuficientes.

Ponto de combustão

Temperatura mínima para que um combustível desprenda vapores ou gases inflamáveis que, combinados com o oxigênio do ar e ao entrar em contato com uma chama se inflamam, e, mesmo que se retire a chama o fogo não se apaga, pois essa temperatura faz gerar, a partir do combustível, vapores ou gases suficientes para manter o fogo ou a transformação em cadeia.
Temperatura de Ignição: temperatura em que os gases desprendidos dos combustíveis entram em combustão apenas pelo contato com o oxigênio do ar, independente de qualquer fonte de calor.

Classes de incêndios

Os incêndios serão classificados de acordo com as características dos seus combustíveis. Apenas com o conhecimento da natureza do material que está se queimando pode-se descobrir o melhor método para uma extinção rápida e segura do fogo. Empregar um método de extinção errado no combate ao fogo poderá resultar em consequências graves, por exemplo, o uso do extintor de água em líquidos inflamáveis irá espalhar o fogo e em fogo de origem elétrica poderá causar choque e morte do indivíduo que o combate.
Os incêndios são classificados em quatros classe: