Embora a maioria dos acumuladores de chumbo-ácido seja construída com características semelhantes, há muitas diferenças nos detalhes de tamanho e acabamento, dependendo do uso a que a bateria for submetida.

Uma bateria envolta de metal (alumínio ou aço) é construída com uma caixa externa revestida com tinta resistente ao ácido.

Essa caixa fornece proteção mecânica, bem como blindagem elétrica, e é equipada com uma tampa de metal presa no lugar com hastes grampeadas.

A carenagem também fornece um espaço hermético acima das células, para que os gases emitidos não escapem para a aeronave na qual a bateria está instalada.

O espaço de ventilação é fornecido com uma conexão para um tubo instalado para transportar os gases da bateria para fora da aeronave.

Esse é um requisito para qualquer bateria que emita gases durante a operação.

Os principais terminais positivos e negativos da bateria são conectados a terminais externos ao lado da caixa de metal.

Esses terminais são adequadamente isolados da caixa por arruelas e buchas.

Uma bateria de chumbo-ácido de 12 V (6 células) para aeronaves.

Um acumulador instalado em uma aeronave leve é mostrado na Figura.

Esta bateria é feita com uma carenagem leve de poliestireno e é projetada para uso em uma aeronave com um
compartimento fechado e ventilado.

As placas nessa bateria são reforçadas com fibras de plástico, e as placas positivas são colocadas em estojos microporosos para oferecer proteção e separação das placas.

Os conectores entre as células são internos e permanentemente selados com uma resina de epóxi.

Nota: Existem 6 tampas de célula na bateria; portanto, essa bateria contém 6 células e é considerada uma bateria de 12 V (6 células x 2 V/célula = 12 V).

A bateria indicada na Figura está instalada em uma típica aeronave leve.

Essa bateria é projetada para a instalação onde não há nenhum compartimento fechado.

Como mostrado na figura, o múltiplo coletor de gás na parte superior da bateria está ligado a um tubo de entrada e saída, que permite que qualquer gás de hidrogênio/oxigênio seja exalado para fora da aeronave.

Os tubos de ventilação são projetados para estenderem-se aproximadamente 2 polegadas para fora da fuselagem.

Os tubos de ventilação normalmente saem da aeronave em um ponto baixo da fuselagem, em algum lugar perto da exaustão do motor.

Isso ajuda a garantir que os gases corrosivos, criados durante a carga da bateria, não entrem em contato com componentes críticos de aeronaves.

Uma bateria de chumbo-ácido de 24 V para aeronaves com uma caixa de bateria independente.
Veja também o encarte colorido.