A Figura mostra um sistema de geradores que usa um regulador de tensão do tipo vibrador.

Circuito regulador do tipo vibrador.

Uma resistência que é cortada e reinserida intermitentemente no circuito do campo por meio de pontos de contato vibratórios é colocada em série com o circuito do campo.

Os pontos de contato são controlados por uma bobina de tensão conectada em paralelo com a saída do gerador.

Quando a tensão do gerador aumenta até o valor desejado, a bobina de tensão produz um campo magnético forte o suficiente para abrir os pontos de contato.

Quando os pontos se abrem, a corrente do campo deve passar através da resistência.

Isso provoca uma redução significativa na corrente do campo, e o resultado é que o campo magnético no gerador é enfraquecido.

A tensão do gerador cai imediatamente, fazendo com que o eletroímã da bobina de tensão perca força e permita que uma mola feche os pontos de contato.

Isso permite que a tensão do gerador aumente, repetindo o ciclo.

Os pontos de contato se abrem e se fecham muitas vezes por segundo, mas o tempo real em que permanecem abertos depende da carga sendo conduzida pelo gerador e o rpm do gerador (motor).

Quando a carga do gerador aumenta, o tempo em que os pontos de contato permanecem fechados aumenta e o tempo em que permanecem abertos diminui.

O ajustamento da tensão do gerador é possibilitada pelo aumento ou redução da tensão da mola que controla os pontos de contato.

Muitas vezes, a temperatura afeta significativamente a saída do gerador; assim, esse ajustamento deve ser realizado apenas sob condições específicas determinadas pelo fabricante.

Como os pontos de contato não se queimam ou sofrem cavitações relevantes, os reguladores de tensão do tipo vibrador são satisfatórios para geradores que exigem uma corrente de campo baixa.

Em um sistema no qual o campo do gerador exige uma corrente de até 8 A, os pontos de contato vibratórios logo se queimaram e provavelmente se fundiriam uns com os outros.

Por esse motivo, os geradores de alto rendimento normalmente usam uma unidade de controle de estado sólido complexa.