Em todos os sistemas nos quais o gerador é usado para carregar baterias e também suprir energia operacional, é preciso usar um meio automático para desconectar o gerador da bateria quando a tensão do gerador é menor do que a tensão da bateria.

Se isso não ocorre, a bateria se descarrega através do gerador, o que poderia colocar o voo em perigo.

Foram criados diversos dispositivos para desconectar automaticamente o gerador, o mais simples dos quais é o relé de corte de corrente reversa.

A Figura é um diagrama esquemático que ilustra a operação desse tipo de relé.

Circuito de relé de corte de corrente reversa.

Uma bobina de tensão e uma bobina de corrente são enroladas em torno do mesmo núcleo de ferro doce.

A bobina de tensão tem muitas espiras de fio fino e é conectada em paralelo com a saía do gerador; ou seja, uma extremidade do enrolamento de tensão é conectado ao lado positivo da saída do gerador, enquanto a outra é conectada à massa, que é o lado negativo da saída do gerador.

É isso que o diagrama mostra.

A bobina de corrente é composta de poucas espiras de fio grosso e é conectada em série com a saída do gerador; assim, ela deve transmitir toda a corrente da carga do gerador.

Um par de pontos de contato pesados é colocada onde ele será controlado pelo campo magnético do núcleo de ferro doce.

Quando o gerador não está operando, esses pontos de contato são mantidos na posição aberta por uma mola.

Quando a tensão do gerador alcança um valor ligeiramente acima do bateria no sistema, a bobina de tensão no relé magnetiza o núcleo de ferro doce suficientemente para superar a tensão da mola.

O campo magnético fecha os pontos de contato, conectando o gerador ao sistema elétrico do avião.

Enquanto a tensão do gerador permanece maior do que a tensão da bateria, o fluxo de corrente através da bobina de corrente ocorrerá em uma direção que ajuda a bobina de tensão a manter os pontos fechados.

Isso significa que o campo da bobina de corrente estará na mesma direção que o campo magnético da bobina de tensão e que os dois fortalecerão um ao outro.

Caso ocorra um problema com o circuito do gerador, a tensão do gerador diminui e caixa abaixo da tensão da bateria.

Nesse caso, a tensão da bateria faz com que a corrente comece a fluir em direção ao gerador através da bobina da corrente do relé.

Quando isso acontece, o fluxo de corrente segue em uma direção que cria um campo oposto ao campo do enrolamento da tensão.

Isso resulta em um enfraquecimento do campo total do relé e os pontos de contato são abertos pela mola, desconectando o gerador da bateria.

Em termos gerais, a tensão da mola que controla os pontos de contato deve ser ajustada para que os pontos se fechem em aproximadamente 13,5 V em um sistema de 12 V e a 26,6 a 27 V em um sistema de 24 V.

Contudo, sempre consulte os dados técnicos do fabricante antes de realizar qualquer ajuste.

A Figura seguinte mostra um regulador de duas unidades que contém um regulador de tensão e um relé de corrente reversa.

Controle de gerador de duas unidades.