Após deixar o demodulador, o sinal de AF normalmente é amplificado.

Um amplificador normalmente é composto de um circuito de transistor usado para aumentar a intensidade do sinal, além de diversos filtros usados para controlar o tom e aumentar a fidelidade.

Depois que o sinal é amplificado, a reprodução do som é realizada pela conversão da energia elétrica em ondas sonoras, normalmente com o uso de fones de ouvido, alto-falantes ou um fone único.

 Cada uma dessas unidades costuma ser projetada com os mesmos princípios operacionais básicos mostrados no diagrama do alto-falante simplificado (Figura Abaixo).

Elementos comuns de um alto-falante de reprodução de áudio típico

Durante a operação, o sinal de áudio é enviado do circuito amplificador do rádio até a bobina de voz do alto-falante.

Quando a corrente flui através da bobina de voz do alto-falante, ela cria um campo magnético energizado pelo sinal de áudio.

Como o fluo de corrente do áudio está sempre mudando, o campo magnético também muda.

O magnetismo produzido na bobina de voz interage (atrai ou repele) o campo magnético do ímã permanente montado na traseira do alto-falante.

Como a bobina de voz é montada no diafragma, este se move quando a bobina de voz se move.

Para criar mais movimento de ar e uma saída de áudio mais alta, um cone de alto-falante é montado no diafragma.

Isso cria um movimento de ar maior com cada mudança de posição do diafragma de ferro, produzindo volumes relativamente altos.

Devido ao trabalho envolvido na movimentação de grandes quantidades de ar, geralmente é necessário utilizar um amplificador mais poderoso para acionar alto-falantes de grande porte.

A onda sonora se irradia devido às vibrações do cone de alto-falante.

Obviamente, este é um diagrama simplificado; o alto-falante real precisaria de uma estrutura de suporte para permitir que o diafragma se movimentassem de modo livre e fácil.

Os alto-falantes e fones de ouvido podem ser construídos de forma semelhante, mas diversas outras opções também são possíveis.

Um alto-falante típico emprega um cone de papel conectado ao diafragma.

Um fone de ouvido comum utiliza uma construção semelhante, mas substitui o cone de papel por um diafragma pequeno feito de um metal fino ou um filme plástico de alta resistência.

Um fone de ouvido típico é consideravelmente menor e produz sons a volumes menores do que um alto-falante.