A resistência existente dentro de uma bateria enquanto conectada a uma carga é chamada de resistência interna (RI).

A RI restringe o movimento de corrente dentro de qualquer fonte de energia, incluindo as baterias.

No caso de uma bateria, a RI é determinada pela carga aplicada e o estado de carga da bateria.

A RI de uma bateria é igual à diferença entre a TCA e a TCF, dividido pela carga aplicada.

Isso é, RI = (TCA – TCF) / corrente da carga.

Esta equação é derivada da lei de Ohm, R = E/I.

A resistência interna de uma bateria pode ser determinada como segue: Se a TCA = 14 V e a TCF = 12 V, sob 100 A de carga aplicada, a RI é 0,02 Ω.

Os cálculo são

A resistência interna de uma bateria sempre fica maior enquanto a bateria é descarregada.

Isso é devido à redução da TCF de uma bateria enquanto a bateria fica mais fraca.

A TCA se mantém quase constante quando o TCF cai; então, a diferença entre essas duas tensões aumenta.

Consequentemente, a RI aumenta.

A RI de uma bateria torna-se muito significativa quando uma fonte de energia é escolhida ou um circuito delicado é projetado.

Porém, para aplicações de uso geral, a resistência interna de uma bateria não afetará negativamente o sistema elétrico de uma aeronave enquanto a bateria estiver a 75% de sua carga máxima.

Quando a bateria chega abaixo desse estado de carga, sua resistência interna fica muito alta e a TCF abaixa.

Essa baixa TCF obviamente afeta o desempenho do circuito.

Um exemplo comum dessa desconexão da bateria frequentemente ocorre ao se usar uma bateria extra para “dar partida em ponte” em um automóvel.

Frequentemente quando um carro não liga devido a uma bateria descarregada, o operador usará uma segunda bateria para ligar o carro em ponte (“chupeta”).

Durante esse processo, é importante conectar o terminal positivo de uma bateria ao terminal positivo da outra bateria; e o negativo ao negativo. Isso é conhecido como observação da polaridade.

Se a polaridade não é observada, um fluxo de corrente muito grande pode danificar o sistema.

Tipicamente, serão originadas faíscas e os cabos superaquecerão a bateria.

Se você, alguma vez, cometeu esse erro, é fácil perceber a força e o perigo inerente da bateria e por que é tão importante conectar baterias corretamente.