Resistores são componentes eletrônicos que criam uma oposição à passagem da corrente elétrica, ou seja, criam uma resistência elétrica.

A simbologia de resistores pode ser vista na Figura Abaixo.

Simbologia de resistores.

Resistores Convencionais

Normalmente resistores são construídos à base de carvão (carbono) ou então à base de um fio enrolado em volta de um núcleo cerâmico. Este segundo tipo é também chamado resistor de fio. Resistores de fio normalmente conseguem dissipar uma potência maior e são, portanto, usados em aplicações onde muita potência seja dissipada no resistor. Na Figura abaixo vemos o aspecto físico de resistores.

Resistores.

Potência do resistor

A potência elétrica que um resistor “gasta” é dissipada em forma de calor.

Sabemos que a quantidade de energia elétrica transformada por segundo chama-se potência. Assim, ao montar um determinado circuito, é extremamente importante saber qual será a potência dissipada por cada resistor do circuito, de modo a usarmos resistores de potência compatível.

Se for usado um resistor de potência máxima menor do que ele terá de dissipar, ele se queimará (e inclusive sairá uma fumaça do resistor).

A potência máxima que um resistor é capaz de dissipar é dada pelo seu tamanho físico: quanto maior o tamanho físico de um resistor, maior a sua potência máxima, como mostramos na Figura acima.

No caso de resistores de fio, sua potência máxima vem escrito em seu corpo, como você pode reparar na Figura acima.

Potência de resistores

Para ficar mais clara essa ideia, considere o circuito da Figura 23.4. Se R1 for igual a 1 kΩ e R2 for igual a 100 Ω, teremos que a potência dissipada por R1 será de 29,7 mW e a potência dissipada por R2 será de 2,97 mW.

Se usarmos resistores de 1/8 W (125 mW) não teremos problema algum, já que a potência nominal de cada resistor será maior do que a potência que ele terá de efetivamente dissipar.

Entretanto, se R1 e R2 fossem alterados para 10 Ω cada um, cada resistor dissiparia 900 mW (0,9 W). Nesse caso, um resistor de 1/8 W (125 mW) se queimaria; teríamos de usar resistores de pelo menos 1 W.

Exemplo de cálculo de potência

Código de Cores dos resistôres

O valor da resistência de resistores de carvão é marcado através de um código de cores, normalmente quatro anéis coloridos pintados ao redor do resistor. Já resistores de fio normalmente vêm com o valor de sua resistência escrito sobre eles.
O uso de um código de cores em vez de um valor impresso traz várias vantagens. Primeiro, como um resistor pode ser muito pequeno (especialmente os de 1/8 W e 1/16 W), a leitura de um valor de forma escrita poderia ser muito difícil sem o auxílio de uma lupa. Segundo, se um resistor fosse marcado de forma escrita em vez de usar um código de cores e ele já estivesse preso em um circuito (soldado em uma placa de circuito impresso, por exemplo), e se porventura o seu valor ficasse justamente posicionado para baixo, impedindo que nós lêssemos o seu
valor, teríamos de dessoldar o resistor para saber o seu valor. Os anéis coloridos impedem que isso ocorra, já que o valor fica visível independentemente da posição em que o resistor esteja soldado a um circuito. E, terceiro, em caso de atrito onde um pequeno pedaço da parte externa do resistor seja descascada, é possível saber o valor do resistor pelo restante dos anéis; caso o valor fosse escrito e justamente a parte onde está escrito o valor fosse descascada, ficaríamos sem saber o valor do resistor.

O código de cores de resistores é universal e é também usado, com pequenas modificações, na identificação de valores de inúmeros outros componentes, tais como capacitores de poliéster e alguns tipos de diodo.

Código de cores de resistores

As duas primeiras faixas indicam o valor da resistência. A terceira faixa indica o valor pelo qual o valor indicado nas duas primeiras faixas deve ser multiplicado.

E a quarta faixa indica a tolerância do resistor. Distinguir a primeira faixa da última é relativamente simples: a última faixa normalmente possui um espaçamento diferente das demais faixas coloridas ou então a primeira faixa está mais próxima de uma das extremidades do resistor do que a última faixa. Assim, não há como você se confundir na hora da leitura do valor de um resistor.

Código de cores de resistores

Vamos supor um resistor com as seguintes cores: marrom, preto, vermelho e dourado. Seu valor será 10 (marrom e preto) . 100 (vermelho) = 1.000 Ω, com uma tolerância de 5%. A tolerância é o quanto o valor do resistor pode variar, para cima ou para baixo. Isto é, nem sempre o resistor terá o valor exato que há marcado sobre ele.

Neste exemplo, uma tolerância de 5% indica que o resistor pode ter um valor entre 950 Ω e 1.050 Ω.

Outro exemplo: um resistor amarelo, lilás, amarelo e dourado. Seu valor é de 470 kΩ, com tolerância de 5%.
Alguns resistores de alta precisão possuem, em vez de quatro faixas coloridas, cinco. Nesse caso, as três primeiras faixas indicarão o valor, a quarta faixa o multiplicador e a quinta, a tolerância, seguindo os mesmos valores apresentados na tabela.

Alguns resistores antigos podem ter apenas três faixas. Nesse caso, a quarta faixa é “sem cor”, indicando um resistor com tolerância de 20%.

Resistores com tolerância abaixo de 5% são classificados como de alta precisão e são necessários para circuitos onde o valor da resistência tem de ser exatamente o valor calculado.

Na maioria das aplicações, no entanto, uma pequena alteração no valor dos resistores não altera o funcionamento do circuito e, por isso, a maioria dos resistores vendidos em lojas de componentes eletrônicos possui tolerância de 5% ou 10%.

Muitas vezes a unidade ohm será representada pela letra R. Isso é muito comum em resistores de fio. Isso ocorre por motivos históricos: máquinas de escrever eram incapazes de imprimir a letra grega ômega (Ω).

Em resistores com valores que possuam vírgula, esta normalmente é substituída pela unidade.
Por exemplo, resistores de 2,2 Ω e 4,7 kΩ são normalmente vendidos como 2R2 e 4K7.

Esse tipo de nomenclatura evita que a loja venda componentes com valores errados (um vendedor poderia não ver direito uma vírgula de uma caixa marcada 4,7 K e vender os resistores de 4,7 K como sendo de 47 K; usando a nomenclatura 4K7, evita-se esse tipo de confusão).

Resistores de fio também seguem este esquema, pois, por conta das letras em tamanho reduzido impressas em seu corpo, você poderia facilmente não perceber a vírgula existente.