A função do sistema de combustível é armazenar e prover ininterruptamente o fluxo de combustível em quantidade e pressão adequada para o carburador ou sistema de injeção do motor, suprindo apropriadamente a demanda do motor.

O combustível deve ser fornecido continuamente para o motor, independente da variação de potência, atitude e altitude para as diversas fases do voo.


O combustível é armazenado nos tanques de combustível, geralmente instalados nas asas da aeronave, e há dois sistemas distintos de transferência do combustível presente nos tanques para o motor, veja:
-alimentação por gravidade
-alimentação por pressão

Acima o esquema simplório dos dois tipos de alimentação de combustível do tanque para o motor.

Observe que na alimentação por gravidade o combustível é enviado ao motor pela própria ação da força gravitacional, já na alimentação por pressão o combustível é enviado sob pressão ao motor através de uma bomba mecânica.
Alimentação por gravidade: é o tipo mais simples de transferência de combustível dos tanques para o motor.

A alimentação por gravidade

É muito utilizada nas aeronaves de pequeno porte com asa alta e motor de baixa potência.

Neste sistema o combustível é transferido para o motor simplesmente através da força da gravidade, uma vez que os tanques estão localizados acima do motor.

Alimentação por pressão

Nas aeronaves de asa baixa os tanques de combustível ficam localizados no mesmo nível ou abaixo do nível motor, não sendo possível a alimentação por gravidade, sendo utilizado, portanto, o sistema de alimentação por pressão.

Os motores de alta performance, como os equipados com o sistema de injeção, também utilizam este sistema de alimentação.


No sistema de alimentação por pressão há uma bomba mecânica (principal) de combustível, acionada pelo próprio motor, que irá fornecer combustível sob pressão para o grupo motopropulsor.

Como a bomba mecânica só opera quando o motor já está em funcionamento, este sistema é equipado com uma bomba auxiliar elétrica que fornece combustível sob pressão para o acionamento do motor e no caso de falha na bomba mecânica.

A bomba auxiliar é acionada diretamente pelo piloto.