Assim que o dispositivo detector de fogo for acionado pelo sistema o piloto deverá dar início aos procedimentos de extinção de fogo, previstos no manual de operações da aeronave.
Estes procedimentos visam obviamente extinguir por completo o fogo na área afetada e isolar os agentes causadores do fogo. No caso de fogo no motor, o mais propenso a ocorrer, o procedimento geralmente será:

-o corte do motor afetado
-o acionamento do dispositivo de extinção de fogo, que é realizado através do punho de fogo. Há um punho de fogo específico para cada motor, conforme podemos visualizar na figura acima, e ao acionar (puxar) um destes punhos o sistema irá cortar a alimentação de combustível, eletricidade, fluídos hidráulicos e sangramento de ar do referido motor, de modo a isolá-lo por completo da aeronave.
-após o isolamento do motor o fogo poderá ter sido apagado, caso negativo, será acionado os extintores de incêndio. Ao girar o punho de fogo para um dos lados ocorrerá a liberação do agente extintor, que muito provavelmente será suficiente para apagar o fogo.
Obviamente que o procedimento descrito acima irá variar de uma aeronave para outra, acima foi citado o procedimento relativo à aeronave Boeing 737 Ng. Foi utilizada uma aeronave a jato como exemplo, pois são raras as aeronaves a pistão que dispõem do referido sistema.
Combate ao fogo em aeronaves sem sistema de detecção e extinção de fogo.

Os procedimentos para combate ao fogo nas aeronaves que não dispõem do sistema de detecção e extinção de fogo, que, muito provavelmente serão as aeronaves que você irá voar durante o treinamento e na fase inicial de sua carreira, uma vez que a maioria das aeronaves a pistão de pequeno porte não dispõem deste sistema.

Neste tipo de aeronave a parte mais sujeita à fogo é o motor, portanto, analisaremos como combatê-lo em solo e em voo. Utilizamos o procedimento genérico encontrado em praticamente todas as aeronaves, no entanto, mais uma vez lembramos que deve ser seguido estritamente o que é imposto pelo manual de operações e nos checklists da aeronave.

Observe na figura acima que há uma parede de fogo (firewall), cuja função é evitar que um possível foco de fogo no motor possa atingir e danificar a fuselagem e consequentemente a cabine de comando e de passageiros.

Para fogo a bordo da aeronave, que muito provavelmente será de pequenas proporções, deve-se utilizar o extintor portátil, que deverá estar ao alcance do comandante (assento da esquerda).