SISTEMA DE FREIOS

Analisaremos a seguir o funcionamento detalhado do sistema de freios de uma aeronave de pequeno porte, desde a atuação dos pedais na cabine até a efetiva pressão das pastilhas sobre a roda.

 

O pedal de um avião é utilizado para o movimento do leme de direção, do trem de pouso de nariz e para o acionamento dos freios. Para a atuação dos freios geralmente aplica-se pressão na parte superior do pedal.

 

É importante ressaltar que a maioria dos aviões de pequeno porte não possui sistema antiderrapante (anti-skid), portanto, uma pressão excessiva poderá ocasionar o travamento das rodas. Por este motivo, seja suave na aplicação dos freios, a menos, é claro, numa situação de emergência.

 

Os freios são instalados em cada roda do trem de pouso principal, e são atuados independentes um do outro, ou seja, o freio da roda direita é controlado pelo pedal direito e o freio da roda esquerda é controlado pelo pedal esquerdo.

 

Nos aviões de pequeno porte o sistema de freios é totalmente independente dos demais sistemas.
O sistema de freios é composto por um reservatório, um ou dois cilindros mestres, linhas de fluído e conexões, além do conjunto de freio em cada roda.

 

A ilustração a seguir exibe os componentes de um sistema de freios a disco.