Um sistema hidráulico consiste basicamente de um conjunto de componentes cuja função é acionar outras unidades através da pressão transmitida por um fluído.

O sistema hidráulico está baseado no Princípio de Pascal, que estabelece que “O acréscimo de pressão exercida num ponto em um líquido ideal em equilíbrio se transmite integralmente a todos os pontos desse líquido e às paredes do recipiente que o contém.”

O uso do sistema hidráulico se faz presente em todas as aeronaves, auxiliando no correto funcionamento de diversos outros sistemas, como: controles de voos, trem de pouso, freios, etc.

Os tipos de sistemas dependentes do sistema hidráulico para o seu correto funcionamento variam de acordo com a complexidade de cada aeronave.

Em aeronaves menores o sistema hidráulico é simples, muitas vezes é utilizado apenas para o acionamento dos freios.

Nas aeronaves grandes e modernas o sistema hidráulico possui uma estrutura complexa, visto que a atuação hidráulica como fonte de força para atuação de diversas unidades estende-se para outros sistemas da aeronave.

Sistema hidráulico de aeronaves grandes e modernas

Fazendo uma analogia com um carro podemos entender melhor este conceito.

Um carro com direção hidráulica a força que o motorista faz para manobrar é muito menor se comparada a um veículo que não dispõe deste sistema.

No avião ocorre o mesmo, por exemplo, em aeronaves de pequeno porte os controles de voo não necessitam do sistema hidráulico para o seu funcionamento, pois a força física do piloto é suficiente para realizar estes movimentos de forma confortável e eficaz.

Em grandes aeronaves este sistema necessita de atuação hidráulica, sob pena de tornar o movimento dos controles de voo da aeronave demasiadamente pesados e em alguns casos até impossível de se realizar.

Por este motivo, cada aeronave possui um sistema hidráulico único, projetado para atender as suas características de voo e complexidade dos sistemas que serão atuados hidraulicamente.

O sistema hidráulico é tão utilizado na aviação por possuir vantagens como:

Apesar de todas estas vantagens, está ocorrendo uma evolução gradual no projeto do sistema hidráulico nas modernas aeronaves.

Nos sistemas atuais o reservatório do sistema é centralizado e a distribuição do fluído é feito por linhas hidráulicas às diversas unidades que serão atuadas.

Nos novos sistemas pequenas unidades de potência hidráulicas (chamadas de Hydraulic Power Packs) são instaladas próximas às unidades que necessitam de atuação hidráulica, o que permite a redução do sistema hidráulico como um todo, uma vez que o reservatório será menor e não haverá a necessidade de tantas linhas hidráulicas para distribuição.

Alguns fabricantes também estão reduzindo a quantidade de atuadores hidráulicos e priorizando os sistemas controlados e atuados eletricamente.

O Boeing 787 é a primeira aeronave a possuir mais sistemas controlados eletricamente do que pelo sistema hidráulico convencional.

O piloto deve estudar criteriosamente os manuais da aeronave que irá operar, de modo a conhecer as particularidades deste sistema e ter conhecimento de quais unidades dependem do sistema hidráulico.

É importante também que se tenha conhecimento dos checklists e verificações que devem ser feitas no caso de uma falha parcial ou total do sistema hidráulico.

Por exemplo, se o trem de pouso depende do sistema hidráulico para o seu correto funcionamento e ocorre uma falha neste sistema, o que ocorrerá com a operação do trem de pouso?

Será possível recolhe-lo? Será possível baixá-lo? São perguntas que você só poderá responder se tiver estudado a aeronave que irá voar, pois cada aeronave tem as suas particularidades.

Componentes básicos do sitema hidráulico

Independente da complexidade e aplicação, um sistema hidráulico possui um mínimo de componentes básicos para a operação.

Esses itens são:

  • reservatório;
  • fluído hidráulico;
  • bomba (manual, elétrica e/ou mecânica);
  • linhas (ou tubulações);
  • filtros;
  • válvula de alívio;
  • atuador.