Como a bússola magnética é inerentemente estável e não tem precisão, um sistema moderno de bússola eletrônica se tornou necessário para as funções de navegação de voo automático.

 A bússola eletrônica, também chamada de bússola remota, contém uma unidade eletrônica que mede o fluxo magnético da terra.

Outro termo usado para identificar esse sistema é magnetômetro.

A unidade sensora remota é chamada de detector de fluxo ou válvula de fluxo e produz um sinal elétrico relativo à proa magnética da aeronave.

Um detector de fluxo típico precisa de uma entrada de 115 Vca, ou 28 Vca a 400 Hz; a fase/tensão de saída é uma função do alinhamento do detector com o campo magnético da terra.

O detector de fluxo montado na Figura Abaixo está montado no interior da estrutura da asa de um avião composto.

Detector de fluxo típico para um sistema de bússola eletrônica.

Como precisa medir precisamente o campo magnético da terra, o detector de fluxo é uma unidade extremamente sensível e é preciso tomar muito cuidado para garantir sua instalação correta.

 Em geral, a unidade é instalada próxima às pontas das asas da aeronave para impedir que a interferência de qualquer sistema elétrico crie campos magnéticos.

O detector de fluxo também deve ser alinhado cuidadosamente com a aeronave e sua precisão deve ser testada após a instalação.