As grandes aeronaves modernas usam energia elétrica CA e CC.

Um gerador típico produz tensão trifásica de 115 Vca, convertida por transformadores retificadores (TRUs) quando a potência CC se faz necessária.

Um TRU incorpora um transformador rebaixador e um retificador de onda completa; sua saída é de 28 Vcc.

A maioria das grandes aeronaves contém dois ou mais inversores estáticos, usados para situações de emergência (pane do gerador).

Cada inversor é capaz de converter corrente contínua fornecida pela bateria em potência CA, que por sua vez é distribuída pelo barramento CA essencial.

Os inversores estáticos fornecem uma quantidade relativamente pequena de potência CA, mas sua saídaé adequada para alimentar todos os equipamentos ca essenciais.

As turbinas de ar de impacto (RATs) também são usadas para alimentar geradores de emergência na maioria das aeronaves de trans- porte modernas.

A RAT é usada na fuselagem em caso de pane catastrófica do sistema elétrico.

A turbina é usada para alimentar um pequeno gerador de emergência e sistemas hidráulicos críticos.

Consulte o Capítulo 11 para mais informações sobre RATs.

Existem duas configurações básicas usadas para distribuir energia elétrica, o sistema de barramento segmentado e o sistema paralelo.

O sistema de barramento segmentado é usado na maioria das aeronaves comerciais bimotores, como os Boeing 737, 757, 767, 777 e 787 e os Airbus Industries A-320, 330 e 300.

 Em um sistema de barramento segmentado, os geradores acionados pelo motor nunca podem ser conectados ao mesmo barramento de distribuição simultaneamente.

Sob condições normais, cada gerador fornece energia apenas para suas cargas associadas.

 Em um sistema elétrico paralelo, toda a carga elétrica é compartilhada igualmente por todos os geradores em funcio- namento.

Os sistemas de distribuição de potência CA paralelos normalmente são usados em aeronaves comerciais que contêm três ou mais motores, como o Beoing 727 e os primeiros 747s e os McDonnell Douglas DC-10 e MD-11.

 Em geral, os sistemas paralelos são usados em aeronaves mais antigas com três ou mais motores.

Um sistema paralelo modificado é usado em algumas aeronaves modernas com quatro motores, como o Boeing 747-400.

 Esse sistema paralelo modificado é chamado de sistema paralelo segmentado, pois todos os geradores podem operar em paralelo ou ser isolados.

Os geradores do lado direito e os do lado esquerdo podem ser conectados ou podem operar separadamente uns dos outros por meio de um disjuntor de sistema segmentado.