As aeronaves modernas exigem uma fonte consistente e confiável de energia elétrica.

Quatro fontes comuns de energia elétrica são utilizadas durante as operações normais de uma aeronave: alternadores CC, geradores CC, alternadores (geradores) CA e o acumulador da aeronave.

 Como discutido no Capítulo 11, a bateria da aeronave normalmente é utilizada para operações de emergência e sobrecargas intermitentes do sistema.

 Os alternadores CC normalmente são usados em aeronaves com motores de pistões.

Os motores de partida CC são usados em aeronaves com turbinas de médio porte.

Os alternadores CA são usados em aeronaves de transporte e alguns jatos executivos maiores.

Alguma forma de sistema de distribuição elétrica precisa ser usado em toda aeronave que contém um sistema elétrico.

 Um sistema de distribuição de potência simples é composto de um condutor de cobre básico, chamado de bus bar ou barramento.

Esse tipo de sistema é usado em praticamente todas as aeronaves monomotores.

O barramento é um condutor projetado para conduzir toda a carga elétrica e distribuí-la para os usuários de energia individuais.

Cada usuário de energia elétrica é conectado ao barramento através de um fusível ou disjuntor.

Em quase todas as aeronaves, a bus bar é conectada ao terminal de saída positivo do gerador e/ou bateria.

A tensão negativa é distribuída através da estrutura de metal da aeronave.

A célula de metal (lado negativo da tensão) é chamada de massa ou terra; assim, esse tipo de distribuição também é chamado de sistema de massa negativa.

Em todas as aeronaves de massa negativa, a tensão positiva é distribuída para os equipamentos elétricos através de um fio isolado e a tensão negativa é conectada através da célula.

Como apenas um fio (e a massa) é necessário para operar os equipamentos elétricos, este é chamado de sistema de fio único.

Os sistemas de fio único somente são possíveis quando a célula é feita de um material condutor, como o alumínio.

Em aeronaves compostas, é preciso usar algum tipo de condutor de massa (negativo).

 Em alguns casos, dois fios (um positivo, um negativo) são distribuídos através da aeronave para cada usuário de potência; em outros, um plano de massa é adicionado à estrutura da aeronave.

Nesse caso, a aeronave composta transmite a tensão negativa para todas as cargas de forma semelhante ao que ocorreria em uma aeronave de alumínio.

A distribuição de potência em aeronaves compostas será discutida neste capítulo.

Aeronaves maiores e mais complexas normalmente contêm várias bus bars ou centros de distribuição de potência.

Cada barramento tem a tarefa específica de distribuir energia elétrica para um determinado grupo de cargas elétricas.

Os centros de distribuição normalmente são categorizados como CA e CC, esquerda e direita e essencial e não essencial.

Em aeronaves multimotores, cada alternador acionado por motor normalmente emprega seu próprio barramento de distribuição.

Esses barramentos de geradores são então conectados a suas respectivas cargas por barramentos de distribuição e ligações de barramento associadas.

Como foi descrito anteriormente, os alternadores ou geradores são usados em praticamente todas as aeronaves para produzir energia elétrica.

 Como a operação de ambas as unidades é semelhante, os termos alternador e gerador são usados de forma intercambiável em toda a indústria aeronáutica.

Apesar de haver diferenças óbvias entre os alternadores e os geradores, neste capítulo o leitor deve tratar os termos como sinônimos.