Um sistema synchro é projetado para medir a deflexão angular em um ponto e reproduzir essa mesma deflexão em um ponto remoto.

Já foram projetados sistemas synchro que empregam corrente alternada e corrente contínua, mas a tendência presente é de utilizar corrente alternada de 400 Hz.

Os synchros são usados como indicadores de posição, para indicações remotas, para pilotos automáticos e outros sistemas automatizados e de controle remoto.

Primeiros sistemas synchro CC

Um dos primeiros sistemas synchro CC era muito usado para mostrar as posições dos flapes e do trem de pouso.

O sistema de instrumentos CC é composto de um indicador e um transmissor que operam em sincronia.

A Figura Abaixo apresenta um diagrama esquemático de um sistema synchro CC.

Diagrama esquemático de um circuito Selsyn CC

O transmissor é apenas um enrolamento de fio de resistência fino em uma forma circular com conexões localizadas em três pontos simetricamente espaçados em torno do enrolamento.

 A energia CC é alimentada para o enrolamento circular em pontos a 180° de distância entre si por meio de braços articulados como os de um para-brisas (ver Figura Acima).

Essa estrutura é, na verdade, um tipo especial de potenciômetro; quando os braços são girados, as tensões que aparecem nas três conexões mudam com relação umas às outras.

Como mostrado no diagrama, as três conexões com o transmissor estão conecta[1]das a três conexões semelhantes no indicador.

 A unidade indicadora é composta de um círculo laminado de material ferromagnético no qual três enrolamentos ficam igualmente espaçados em uma conexão em delta.

Quando essa unidade é conectada ao transmissor por meio de três condutores, como mostrado no diagrama, a rotação dos braços no transmissor varia as correntes nas bobinas do indicador de tal forma que o campo magnético dessas bobinas também gira.

O elemento rotativo do indicador é uma armadura de ímã permanente montada sobre mancais para que possa girar livremente com a rotação do campo.

Assim, o ponteiro indicador ligado ao eixo do rotor segue o movimento dos braços no transmissor.

Quando o indicador é ligado ao mecanismo atuador do flape, ele produz um sinal que faz com que o indicador mostre a posição dos flapes.

Da mesma forma, ele pode ser utilizado para mostrar a posição do trem de pouso ou de qualquer outra unidade que se movimenta em uma determinada amplitude de posições.

Esse tipo de sistema synchro tende a sofrer erros e panes devido aos contatos móveis delicados utilizados no transmissor.

Os synchros CC somente são usados em aeronaves mais antigas.