A maioria das aeronaves a pistão atuais são equipadas com o starter (motor de partida elétrico).

Algumas aeronaves antigas, como o “Paulistinha”, não dispõem deste dispositivo, neste caso a partida é realizada manualmente.


O starter nada mais é do que um motor de partida elétrico alimentado pela bateria, ou por uma fonte externa, acionado pelo piloto através da chave de ignição (posição START).


O acionamento do starter resulta num elevado consumo de energia proveniente da bateria, por este motivo o checklist das aeronaves geralmente requer que a menor quantidade possível de equipamentos elétricos estejam ligados durante a partida.

Este procedimento permite que a energia da bateria seja conservada e se concentre quase que em sua totalidade no acionamento do starter.

A figura a seguir exemplifica genericamente o sistema de acionamento.

Dois aspectos devem ser observados.

Primeiro, se a chave da bateria (BAT) no Master Switch estiver desligada não haverá a energização do barramento primário e consequentemente a corrente não chegará ao starter.

Segundo, se a bateria estiver descarregada ou com a carga muito baixa, também não será possível realizar o acionamento do starter, sendo necessária a utilização de uma fonte externa.