Responsáveis pela armazenagem do combustível, os tanques ficam normalmente localizados dentro da estrutura da asa da aeronave.

O tamanho e a capacidade dos tanques de combustível variam de uma aeronave para outra, levando-se em consideração a finalidade da operação de cada aeronave.

 

Os tanques são desenvolvidos em materiais que não reagem quimicamente com o combustível de aviação, de modo, obviamente, a não contaminá-lo. Na parte superior do tanque fica localizado o bocal de abastecimento e a tampa que permite a abertura.


Os tanques são ventilados através dos suspiros que permitem a entrada de ar, de modo a manter a pressão no tanque semelhante a pressão atmosférica externa, prevenindo o bloqueio do envio de combustível ao motor.

Os suspiros podem ser instalados na própria tampa do bocal de abastecimento ou em tubos presentes na superfície da asa.


São também instalados nos tanques os drenos de transbordamento, cuja finalidade é evitar danos á estrutura do tanque devido a expansão do combustível com o aumento da temperatura.

É comum observarmos pequena quantidade de combustível saindo por esses drenos em dias mais quentes. Os drenos de transbordamento podem ser instalados em conjunto com o suspiro ou separadamente.