O sistema de taquímetro CA mais usado é composto de um gerador (alternador) CA trifásico e o indicador do taquímetro, acionado pelo alternador.

O mecanismo indicador é composto de um taquímetro mecânico acionado por um motor síncrono trifásico.

O alternador, ou transmissor, é pareado diretamente com o motor para medir o rpm; a unidade é composta de um ímã permanente de quatro polos que gira dentro de um estator trifásico.

O estator do alternador é conectado por três fios a um estator semelhante no motor síncrono, que opera o indicador.

 Como o alternador é acionado pelo motor, a rotação do ímã permanente induz uma corrente trifásica no estator.

Essa corrente flui através do estator do motor síncrono no indicador e produz um campo giratório que gira à mesma velocidade que o motor alternador.

O rotor de ímã permanente do indicador se mantém alinhado com o campo giratório e, logo, também deve girar à mesma velocidade que o rotor do alternador.

O motor síncrono no indicador é acoplado diretamente a um ímã permanente cilíndrico que gira dentro de uma campânula, como mostrado na Figura Abaixo.

Sistema de taquímetro trifásico

Quando esse ímã gira, ele faz com que linhas de força magnéticas se arrastem através da campânula de metal e induzam correntes de Foucault no metal.

 Essas correntes produzem campos magnéticos contrários ao campo do ímã giratório.

 O resultado é que à medida que a velocidade do ímã giratório aumenta, o arrasto ou torque sobre a campânula aumenta.

O torque sobre a campânula faz com que ela gire contra a força da mola espiral e gire o ponteiro do indicador.

A distância através da qual a campânula gira é proporcional à velocidade do motor síncrono; logo, ela também é proporcional à velocidade do motor.

Os taquímetros eletrônicos modernos podem utilizar um circuito contador de frequência para determinar o rpm do motor, como mostrado na Figura Abaixo.

Um taquímetro contador de frequência

O sensor de rpm nesse circuito é um gerador CA monofásico que produz uma saída CA de frequência variável.

A frequência é uma função do rpm do motor; quanto mais rápido o motor gira, maior a sua frequência.

A corrente alternada de frequência variável é enviada a um circuito contador de frequência que literalmente “conta” cada pulso ca e converte as informações em um sinal digital.

Os dados de rpm digitalizados são enviados a um processador de display eletrônico ou então diretamente ao próprio display.

Nesse sistema, não há um medidor de rpm exclusivo; as informações podem ser mostradas como um “seletor redondo” convencional de formato digital em um display multifuncional.

Também existem sensores de taquímetros modernos que são conectados ao magneto de um motor de pistões e que enviam um sinal de saída para o processador de controle do motor.

A saída do processador é usada para criar o display de rpm em um painel de instrumentos de LCD.