Existem vários testadores de carga para baterias automáticos; um deles está ilustrado na Figura.

Esta máquina vai testar não apenas as baterias, mas também o sistema de carga da aeronave, se isso for desejado.

Enquanto um teste automático de bateria estiver sendo realizado, é aplicada uma carga durante 15 segundos e a tensão de circuito aberto (TCA) e a tensão de circuito fechado (TCF) são automaticamente comparadas.

A TCA é a tensão da bateria sem carga aplicada; a TCF é a medida da tensão da bateria enquanto a bateria está sob carga. Se a TCF cai abaixo de 9,6 V, a indicação de “ruim” será exibida na unidade de teste.

Se o TCF é mantido acima de 9,6 V durante o teste de carga total, a unidade irá indicar “bom”.

Mais uma vez, as baterias descarregadas devem ser carregadas antes do teste.

TABELA Correções do densímetro para a temperatura

Temperatura do eletrólito

°F°C°F
12048,9Somar 16
11043,3Somar 12
10037,8Somar 8
9032,2Sem correção
8026,7Sem correção
5010,0Subtrair 12
404,4Subtrair 16
30– 1,1Subtrair 20
20– 6,7Subtrair 24
10– 12,2Subtrair 28
0– 7,8Subtrair 32
– 10– 23,3Subtrair 36
– 20– 28,9Subtrair 40
– 30– 34,4Subtrair 44

O teste de alta capacidade da taxa de descarga da bateria é, provavelmente, o teste mais comum e prático utilizado.

Esse teste foi concebido para simular a carga tipicamente colocada sobre a bateria durante um arranque do motor.

Essa carga pode chegar a várias centenas de ampères durante alguns minutos, definitivamente o momento mais crítico para qualquer bateria.

Para simular uma carga de partida, o equipamento de ensaio, como ilustrado na Figura, está ligado à bateria em paralelo.

Em seguida, o operador aplica uma carga de aproximamadamente duas ou três vezes a taxa ampères-hora da bateria.

(A taxa ampère-hora será discutida mais adiante neste capítulo.)

Enquanto uma carga é aplicada, a TCF da bateria é medida.

A carga deve ser aplicada por menos de 2 minutos e a TCF monitorizada durante esse tempo.

Se a TCF cai abaixo de 11 V, mas permanece acima de 10 V, a bateria está apenas um pouco descarregada.

Se a TCF da bateria fica entre 10 e 9 V, a bateria está apenas um pouco carregada, e qualquer TCF abaixo de 9 V indica uma bateria muito fraca ou morta.

Lembre-se, uma leitura de TCF baixa não significa, necessariamente, uma bateria com defeito.

Uma leitura baixa indica apenas uma carga fraca de bateria.

Isso pode ser causado por uma bateria defeituosa ou uma boa bateria que tenha sido, anteriormente, parcialmente descarregada.

Para determinar se a bateria está com defeito, recarregue a bateria e teste novamente.

Se a TCF ainda é baixa, a bateria está com defeito.

Se a TCF permanece elevada após a recarga, a capacidade da bateria é boa.

Testador de carga de baterias.