Existem vários testadores de carga para baterias automáticos; um deles está ilustrado na Figura.
Esta máquina vai testar não apenas as baterias, mas também o sistema de carga da aeronave, se isso for desejado.
Enquanto um teste automático de bateria estiver sendo realizado, é aplicada uma carga durante 15 segundos e a tensão de circuito aberto (TCA) e a tensão de circuito fechado (TCF) são automaticamente comparadas.
A TCA é a tensão da bateria sem carga aplicada; a TCF é a medida da tensão da bateria enquanto a bateria está sob carga. Se a TCF cai abaixo de 9,6 V, a indicação de “ruim” será exibida na unidade de teste.
Se o TCF é mantido acima de 9,6 V durante o teste de carga total, a unidade irá indicar “bom”.
Mais uma vez, as baterias descarregadas devem ser carregadas antes do teste.
TABELA Correções do densímetro para a temperatura
Temperatura do eletrólito
°F | °C | °F |
120 | 48,9 | Somar 16 |
110 | 43,3 | Somar 12 |
100 | 37,8 | Somar 8 |
90 | 32,2 | Sem correção |
80 | 26,7 | Sem correção |
50 | 10,0 | Subtrair 12 |
40 | 4,4 | Subtrair 16 |
30 | – 1,1 | Subtrair 20 |
20 | – 6,7 | Subtrair 24 |
10 | – 12,2 | Subtrair 28 |
0 | – 7,8 | Subtrair 32 |
– 10 | – 23,3 | Subtrair 36 |
– 20 | – 28,9 | Subtrair 40 |
– 30 | – 34,4 | Subtrair 44 |
O teste de alta capacidade da taxa de descarga da bateria é, provavelmente, o teste mais comum e prático utilizado.
Esse teste foi concebido para simular a carga tipicamente colocada sobre a bateria durante um arranque do motor.
Essa carga pode chegar a várias centenas de ampères durante alguns minutos, definitivamente o momento mais crítico para qualquer bateria.
Para simular uma carga de partida, o equipamento de ensaio, como ilustrado na Figura, está ligado à bateria em paralelo.
Em seguida, o operador aplica uma carga de aproximamadamente duas ou três vezes a taxa ampères-hora da bateria.
(A taxa ampère-hora será discutida mais adiante neste capítulo.)
Enquanto uma carga é aplicada, a TCF da bateria é medida.
A carga deve ser aplicada por menos de 2 minutos e a TCF monitorizada durante esse tempo.
Se a TCF cai abaixo de 11 V, mas permanece acima de 10 V, a bateria está apenas um pouco descarregada.
Se a TCF da bateria fica entre 10 e 9 V, a bateria está apenas um pouco carregada, e qualquer TCF abaixo de 9 V indica uma bateria muito fraca ou morta.
Lembre-se, uma leitura de TCF baixa não significa, necessariamente, uma bateria com defeito.
Uma leitura baixa indica apenas uma carga fraca de bateria.
Isso pode ser causado por uma bateria defeituosa ou uma boa bateria que tenha sido, anteriormente, parcialmente descarregada.
Para determinar se a bateria está com defeito, recarregue a bateria e teste novamente.
Se a TCF ainda é baixa, a bateria está com defeito.
Se a TCF permanece elevada após a recarga, a capacidade da bateria é boa.