De acordo com a FAA, o teste no solo de ELTs do tipo 121,5 MHz deve ser conduzido durante inspeções regulares da aeronave, como uma inspeção anual ou de 100 horas.

 O teste deve ser conduzido dentro dos primeiros 5 minutos de cada hora e limitado a três varreduras de áudio.

Para realizar esse teste, basta sintonizar um rádio de comunicação da aeronave para receber na frequência de 121,5, ligar o ELT a ser testado e escutar o tom de áudio nos alto-falantes da aeronave ou em fones de ouvido.

As unidades de 406 MHz, mais novas, têm um recurso de autoteste que transmite um sinal especial para o sistema de satélites da Cospas-Sarsat.

Algumas unidades também têm um sinal de 121,5 MHz e devem ser testadas da maneira descrita acima.

 Para realizar um teste típico, a chave de ELT montada remotamente deve ser ativada de acordo com as instruções.

Na maioria dos casos, este é um teste de 1 minuto; depois dele, o controle é recolocado na posição ARM (ver Figura Abaixo).

Componentes de um ELT de 406 MHz

Depois disso, o autoteste deve ser confirmado pelo técnico.

 Isso é possível com um serviço via web que registra automaticamente o teste do ELT.

 Como todos os ELTs de 406 MHz são programados com um identificador de aeronave específico, o sistema da Cospas-Sarsat pode confirmar o autoteste de qualquer aeronave.

Algumas unidades têm uma luz indicadora que informa que o teste teve sucesso; outro método seria utilizar uma unidade de teste de ELT, usada para confirmar a transmissão do identificador digital da aeronave.

 Um autoteste de sucesso deve ser registrado nos documentos de manutenção apropriados.

Manutenção de um ELT.

As necessidades de manutenção do ELT são mínimas, mas determinados procedimentos ainda precisam ser realizados para garantir sua operação satisfatória.

A bateria deve ser trocada de acordo com a data estampada na unidade.

Em geral, as baterias são substituídas a cada 2 anos para as unidades de 121,5 MHz e a cada 6 anos para as unidades de 406 MHz.

A data de substituição deve estar marcada claramente na placa de dados da bateria; do contrário, a bateria não é aeronavegável.

O ELT deve ser testado regularmente para garantir sua operação satisfatória.

Uma inspeção da antena e da montagem do ELT deve ser realizada periodicamente para confirmar o esta[1]do de sua fixação à aeronave.

 As regulamentações sobre a operação de ELTs estão estabelecidas na FAR Part 91.52.

Os técnicos envolvidos com a instalação e manutenção de ELTs devem estar familiarizados com essas regulamentações e com os dados do fabricante.