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Ligação e Solda

A ligação é o processo de conectar eletricamente partes metálicas de uma aeronave para criar um único caminho de baixa resistência. Isso permite que a estrutura metálica funcione como aterramento (negativo), formando um sistema elétrico de fio único. Além de reduzir interferências de rádio, a ligação minimiza danos por relâmpagos em componentes como dobradiças de controle e previne o acúmulo de cargas estáticas, diminuindo o risco de incêndio por descarga estática.

O jumper de ligação é uma pequena trança metálica ou tira usada para unir partes da estrutura. Ele deve ser curto, fixado com terminais em locais acessíveis para inspeção e protegido contra danos causados por peças móveis. A resistência máxima permitida para cada ligação é de 0,003 ohms. Antes da instalação, é essencial remover revestimentos como pintura, óxidos ou graxa para garantir bom contato elétrico. Após fixar o jumper, recomenda-se aplicar um revestimento selante para evitar corrosão.

Metais diferentes usados nas conexões devem ser escolhidos para minimizar corrosão. Por exemplo, jumpers de alumínio são ideais para ligações em estruturas de alumínio, enquanto jumpers de cobre são preferidos para aço inoxidável e ligas de cobre. Sempre que possível, os elementos de fixação, como parafusos e porcas, devem ser do mesmo material da estrutura e do jumper.

O uso de solda para fixar jumpers deve ser evitado, pois é menos confiável e pode causar problemas semelhantes aos encontrados em conexões de fios elétricos. Membros tubulares podem ser ligados com abraçadeiras ou blocos de fixação. Quando o jumper transporta carga elétrica, ele deve ser dimensionado para suportar a corrente necessária, evitando sobrecarga, superaquecimento e possíveis falhas no equipamento.