fbpx

A corrente alternada (CA) possui três valores fundamentais: instantâneo, máximo e efetivo, essenciais para compreender sua natureza e aplicação.

  • Valor instantâneo: Representa a voltagem ou corrente em um momento específico. Numa onda senoidal, ele varia de zero a um valor máximo positivo (a 90°), volta a zero (a 180°), atinge um valor máximo negativo (a 270°) e retorna a zero (a 360°). Cada ponto da onda é um valor instantâneo.
  • Valor máximo: É o maior valor positivo ou negativo que a corrente ou voltagem atinge durante um ciclo. Em uma onda senoidal, os picos máximo positivo e negativo ocorrem a 90° e 270°, respectivamente. O valor máximo é 1,41 vezes o valor efetivo.
  • Valor efetivo: Corresponde ao valor de uma corrente contínua que geraria o mesmo efeito térmico. Na prática, é o valor mais utilizado e corresponde a 0,707 vezes o valor máximo. Por exemplo, a tensão nominal de 110 volts na rede doméstica é um valor efetivo; o valor máximo dessa tensão seria cerca de 155 volts (110 × 1,41).

Equipamentos como voltímetros e amperímetros medem o valor efetivo da CA, exceto quando especificado de outra forma. Essa métrica é padrão para especificação de tensões e correntes na indústria e no consumo.