Subida por Instrumentos
A execução de um procedimento de subida, como o realizado a partir da pista 17 (L ou R) do Aeroporto de Congonhas (SBSP), envolve várias etapas organizadas e precisas, utilizando as cartas de saída padrão por instrumentos (SID). A seguir, os pontos essenciais:
- Preparação do voo e briefing:
- Durante o briefing, revisa-se a carta SID, destacando os parâmetros do procedimento DUMO com transição TEXAS, incluindo a elevação do aeroporto (2.631 pés), altitude de transição (6.000 pés), MSA (FL070) e gradientes de subida (4,2% até 4.500 pés e 3,3% acima disso).
- Navegação inicial:
- Após decolar da pista 17, deve-se manter a proa até 3.100 pés, realizando então uma curva à esquerda (máx. 190 kt) para interceptar a radial 096 do VOR CGO.
- Ajustes dos rádios: NAV 1 sintonizado no VOR CGO (116.90) e NAV 2 no VOR BCO (116.00). Os cursos correspondentes devem ser 096 no NAV 1 e 195 no NAV 2.
- Restrições e interceptação de radiais:
- A 4 nm DME do VOR CGO, respeitar a restrição de 6.000 pés.
- Seguir estabilizado na radial 096 do CGO até alcançar a posição GALE, com restrição de FL100.
- Curvas e transições:
- Na posição DUMO, virar para 032°, prosseguindo para a posição NEMO, onde se realiza outra curva à esquerda para 012°, rumo ao fixo TEXAS.
- Interceptação da aerovia UW13:
- No fixo TEXAS (radial 052 do VOR BCO), estabilizar na radial e entrar na aerovia UW13, concluindo a saída.
Este procedimento destaca a importância do planejamento e da execução cuidadosa, considerando gradientes de subida, velocidades, proas e restrições de altitude. O piloto deve realizar o briefing em solo e seguir rigorosamente os detalhes da SID para garantir segurança e conformidade operacional.