Cálculo de Combustível em Aviação
O cálculo de combustível necessário para um voo é essencial para garantir a segurança e a eficiência da operação. Ele leva em consideração o consumo específico da aeronave durante diferentes fases do voo e os requisitos regulamentares para reservas de segurança. Segue uma explicação detalhada dos elementos do cálculo mencionado:
- Consumo em Regime de Cruzeiro: O consumo de combustível é medido em litros por hora (l/h) e, no exemplo fornecido, foi considerado um consumo de 100 l/h. Este parâmetro é fundamental, pois determina quanto combustível será usado durante o cruzeiro e outras fases.
- Combustível para a Etapa:
- Para voar do aeródromo de origem ao destino, o consumo foi calculado como 198,9 litros.
- Para um aeródromo alternativo, considerando a etapa “B + C”, o consumo adicional foi estimado em 73,3 litros.
- Combustível de Reserva: Regulamentos exigem que as aeronaves carreguem combustível suficiente para voar por 45 minutos adicionais após o destino final ou alternativo. Esse combustível é baseado no mesmo regime de cruzeiro, resultando em 75 litros no caso analisado.
- Combustível Total Requerido: A soma de todos os componentes do cálculo resulta no combustível total mínimo necessário:
- 198,9 litros (até o destino),
- 73,3 litros (para o alternativo),
- 75 litros (reserva regulamentar),
- Totalizando 347,2 litros.
- Observações Operacionais:
- Este cálculo é realizado com base em dados de navegação vertical e o consumo padrão da aeronave.
- O piloto deve garantir que a quantidade abastecida atenda ou supere o valor calculado para cobrir imprevistos.
Este método assegura que a aeronave tenha combustível suficiente para completar a rota planejada e lidar com contingências sem comprometer a segurança.