Modificações no Tempo de Admissão
No motor real, os tempos de abertura e fechamento da válvula de admissão são modificados em relação ao ciclo teórico para otimizar a eficiência e a potência do motor.
- Avanço na Abertura da Admissão (AvAA):
- Atraso no Fechamento da Admissão (AtFA):
- A válvula de admissão permanece aberta mesmo após o pistão atingir o ponto morto inferior (PMI) no final do tempo de admissão. Isso pode variar de 50 a 75 graus após o PMI.
- Esse atraso aproveita a inércia dos gases para carregar mais eficientemente o cilindro, aumentando a densidade da mistura.
- Efeitos das Modificações:
- Aumento da eficiência volumétrica: A entrada da mistura é maximizada.
- Melhor refrigeração: A mistura fria ajuda a resfriar o cilindro e o pistão.
- Cruzamento de válvulas: Durante o breve período em que as válvulas de admissão e escapamento estão abertas simultaneamente, há uma melhor expulsão de gases residuais e introdução de nova mistura.
