No motor real, os tempos de abertura e fechamento da válvula de admissão são modificados em relação ao ciclo teórico para otimizar a eficiência e a potência do motor.
No ciclo real, a válvula de admissão começa a abrir antes do ponto morto superior (PMS) no final do tempo de escapamento. Isso ocorre cerca de 15 graus antes do PMS.
O objetivo é compensar a demora mecânica no movimento da válvula e permitir a entrada inicial da mistura ar/combustível.
A válvula de admissão permanece aberta mesmo após o pistão atingir o ponto morto inferior (PMI) no final do tempo de admissão. Isso pode variar de 50 a 75 graus após o PMI.
Esse atraso aproveita a inércia dos gases para carregar mais eficientemente o cilindro, aumentando a densidade da mistura.
Efeitos das Modificações:
Aumento da eficiência volumétrica: A entrada da mistura é maximizada.
Melhor refrigeração: A mistura fria ajuda a resfriar o cilindro e o pistão.
Cruzamento de válvulas: Durante o breve período em que as válvulas de admissão e escapamento estão abertas simultaneamente, há uma melhor expulsão de gases residuais e introdução de nova mistura.