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A ATA 100 (Air Transport Association – 100) é um padrão internacional de catalogação e organização de sistemas e componentes de aeronaves. Ela funciona como um “código de endereçamento” que padroniza a numeração e a classificação de todos os sistemas de uma aeronave, facilitando tremendamente o trabalho de manutenção, documentação e referência técnica.

Principais características da ATA 100:

  1. Estrutura de Numeração:
  • A ATA 100 divide todos os sistemas de uma aeronave em 100 capítulos diferentes
  • Cada capítulo recebe um número específico que representa um sistema ou área da aeronave
  • Os números variam de 00 a 99, abrangendo praticamente todos os componentes possíveis
  1. Exemplo de Alguns Capítulos:
  • Capítulo 21: Ar condicionado
  • Capítulo 28: Sistemas hidráulicos
  • Capítulo 32: Trem de pouso
  • Capítulo 61: Hélices
  • Capítulo 72: Motor
  1. Benefícios Principais:
  • Padronização internacional
  • Facilita identificação rápida de sistemas
  • Simplifica manutenção e documentação
  • Permite comunicação técnica precisa entre diferentes equipes e fabricantes
  1. Estrutura Detalhada:
  • Cada capítulo pode ser subdividido em seções
  • Permite descrição precisa de cada componente
  • Usado em manuais de manutenção, catálogos de peças e documentação técnica
  1. Importância Prática:
  • Mecânicos podem rapidamente localizar informações específicas
  • Facilita o rastreamento de peças e sistemas
  • Fundamental para procedimentos de manutenção preventiva e corretiva

A ATA 100 é essencialmente um “sistema de endereçamento” que tornou a manutenção aeronáutica muito mais eficiente e padronizada globalmente.