Motor de Fase Dividida
O motor de fase dividida é um tipo de motor de corrente alternada (CA) que utiliza um componente adicional, como um indutor ou capacitor, para alterar a fase da corrente em um dos seus dois enrolamentos de campo. Esse deslocamento de fase entre os enrolamentos cria um campo magnético rotativo, fundamental para gerar o torque necessário ao funcionamento do motor.
Esse tipo de motor é comumente utilizado em aplicações que requerem partida autônoma e operação em velocidades fixas ou variáveis. Seu princípio de funcionamento está relacionado ao uso de um enrolamento de partida e outro de operação, sendo o deslocamento de fase entre eles responsável por iniciar o movimento rotacional. Após o motor atingir uma determinada velocidade, o enrolamento de partida é normalmente desconectado por um interruptor centrífugo ou um relé.
Características Principais:
- Dois Enrolamentos:
- Principal (ou de operação): Mantém o funcionamento do motor após a partida.
- Secundário (ou de partida): Fornece o torque inicial para iniciar a rotação.
- Deslocamento de Fase:
- Utiliza um capacitor ou um indutor para criar uma diferença de fase elétrica entre os enrolamentos, o que gera um campo magnético rotativo.
- Conexão Temporária: O enrolamento de partida é desligado após o motor atingir a velocidade nominal.
Aplicações:
- Ventiladores
- Pequenos compressores
- Máquinas de lavar roupas
- Equipamentos de baixa potência que requerem partida autônoma.
A eficiência e o desempenho do motor de fase dividida dependem do dimensionamento adequado do capacitor ou indutor e das características dos enrolamentos para atender às necessidades da aplicação.