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O eixo de manivelas, também conhecido como virabrequim, é um dos componentes fundamentais de motores aeronáuticos, transformando a energia linear gerada pelo movimento dos pistões em energia rotativa.

Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

Características

  • Material: Fabricado em aço forjado ou ligas de alta resistência para suportar os altos esforços de compressão, tração e torção gerados durante o funcionamento do motor.
  • Design: Consiste em uma série de mancais e manivelas intercalados, projetados para converter o movimento linear dos pistões em rotação contínua.

Função

  • Recepção de força: O eixo de manivelas recebe a força transmitida pelo pistão por meio da biela.
  • Conversão de movimento: Converte o movimento linear dos pistões, causado pela expansão dos gases na combustão, em movimento rotativo, necessário para operar os sistemas do motor e da aeronave, como a hélice ou o sistema de transmissão.

Componentes Principais

  1. Jornais principais: Superfícies cilíndricas que giram dentro dos mancais principais, suportando o eixo no bloco do motor.
  2. Pinos de manivela (jornais de biela): Onde as bielas se conectam ao eixo de manivelas.
  3. Braços de manivela: Conectam os jornais principais aos pinos de manivela, transferindo força entre eles.
  4. Contrapesos: Instalados para equilibrar o eixo e reduzir vibrações, melhorando a suavidade e eficiência do motor.

Importância

O eixo de manivelas é projetado para suportar cargas cíclicas extremamente altas e garantir que o motor funcione suavemente. Sua precisão e equilíbrio são cruciais para evitar falhas mecânicas e minimizar vibrações que podem comprometer a segurança e o desempenho da aeronave.

Esse componente é vital para a eficiência e confiabilidade do motor, atuando como o centro da conversão energética no sistema de propulsão.