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A detonação, também chamada de “batida de pinos”, é uma combustão rápida ou explosiva no motor, ocorrendo sem avanço controlado da chama. Esse fenômeno pode acontecer antes ou após a faísca na vela de ignição e está associado a um aumento brusco de pressão na cabeça do pistão. Os sinais característicos incluem ruídos metálicos semelhantes a golpes de martelo.

Causas principais:

  1. Baixo poder antidetonante do combustível: Usar combustíveis inadequados ou com octanagem insuficiente eleva o risco de detonação.
  2. Mistura ar-combustível pobre: Proporções desbalanceadas (mais ar do que o ideal) dificultam a queima eficiente.
  3. Cilindros superaquecidos: Temperaturas excessivas favorecem o comportamento explosivo da mistura.
  4. Altas taxas de compressão: A compressão excessiva eleva as temperaturas internas, favorecendo a pré-ignição.
Fonte: Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

Consequências da detonação:

  • Perda de potência: O motor trabalha de forma ineficiente.
  • Superaquecimento: O calor gerado pode danificar componentes críticos.
  • Danos estruturais: Podem ocorrer fraturas em pistões, anéis e válvulas, além de queima do óleo lubrificante.
  • Falha completa do motor: Comumente descrita como “motor fundido”, é resultado de danos irreparáveis por superaquecimento e desgaste extremo.