Os aditivos são substâncias incorporadas ao óleo lubrificante para melhorar ou reforçar suas propriedades, adaptando-o às diversas condições de operação do motor. A seguir, os principais aditivos e suas funções:
a) Antioxidantes
Previnem a degradação do óleo causada pela oxidação, que ocorre quando o óleo é exposto ao oxigênio do ar em altas temperaturas. Sem esses aditivos, podem formar-se borras, depósitos sólidos e compostos corrosivos que comprometem o funcionamento do motor.
b) Dispersantes
Impedem que resíduos sólidos, como compostos de chumbo e produtos de combustão, se acumulem em partes críticas como os anéis do pistão. Em vez disso, esses resíduos são mantidos em suspensão no óleo até serem filtrados pelo sistema de lubrificação. Isso ajuda a manter o motor limpo e eficiente.
c) Antiespumantes
Controlam a formação de espuma no óleo. A espuma pode reduzir a eficácia da lubrificação, causar falhas na pressão do sistema e levar a um funcionamento inadequado do motor. Esses aditivos garantem que o óleo mantenha sua integridade durante a operação.
Óleos Multiviscosos
Esses óleos contêm um aditivo especial conhecido como melhorador do índice de viscosidade (VI Improver), que ajuda a manter a viscosidade do óleo estável em uma ampla faixa de temperaturas. No entanto, esse aditivo pode ser menos eficaz na dispersão de resíduos de chumbo.
Por essa razão, em climas quentes onde não há dificuldades com partidas a frio, alguns pilotos preferem óleos minerais monograduados, que não possuem o VI Improver, mas ainda oferecem boa lubrificação em temperaturas elevadas.