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Os motores aeronáuticos a pistão utilizam um sistema de lubrificação mista, onde diferentes componentes recebem tipos distintos de lubrificação para garantir eficiência e durabilidade.

  • Lubrificação por pressão: Componentes como o eixo de manivelas e o eixo de comando de válvulas dependem da força gerada por bombas de óleo. O óleo é distribuído por canais pressurizados, garantindo a proteção contra atrito e desgaste, principalmente em peças que suportam cargas elevadas ou movimentos contínuos.
  • Lubrificação por salpique: Partes como cilindros, pistões e bielas são lubrificadas por meio do espalhamento do óleo, que ocorre devido à movimentação do motor. Esse método aproveita o óleo em suspensão, criando uma película protetora nas superfícies, minimizando o atrito e dissipando o calor.

Reservatório de óleo

O reservatório é essencial no sistema, sendo o ponto de armazenamento e fornecimento do óleo. Ele regula o fluxo, assegura a lubrificação contínua e permite o resfriamento do óleo antes que ele retorne ao sistema. A combinação desses métodos garante o equilíbrio entre custo, eficiência e manutenção nos motores de aeronaves.