Os reservatórios auxiliares de óleo são elementos críticos em sistemas de lubrificação de motores aeronáuticos, divididos principalmente em dois tipos: colhedores e decantadores.
- Colhedores: São projetados para captar óleo em pontos críticos, como nos comandos das válvulas de cilindros instalados com a cabeça para baixo. Durante paradas prolongadas, sem os colhedores, o óleo poderia se acumular nos cabeçotes de cilindros inferiores ou mesmo na câmara de combustão. Esse acúmulo pode causar um fenômeno perigoso conhecido como calço hidráulico, que impede o movimento do pistão até o ponto morto superior ao tentar dar partida no motor.
- Decantadores: São utilizados para separar o óleo da espuma. No entanto, a necessidade de decantadores pode ser reduzida se o óleo utilizado contiver aditivos anti-espumantes eficazes. Esses aditivos evitam a formação excessiva de espuma, melhorando a eficiência do sistema.
Ambos os tipos de reservatórios desempenham papéis importantes na proteção do motor contra falhas e no aumento da eficiência do sistema de lubrificação. O uso correto desses componentes garante a confiabilidade operacional e a segurança dos motores aeronáuticos.