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O magneto de baixa tensão é um tipo de sistema de ignição utilizado em motores aeronáuticos no passado. Ele funciona gerando uma tensão relativamente baixa no enrolamento primário da bobina e, para aumentar essa tensão ao nível necessário para provocar a faísca nas velas de ignição, utiliza uma bobina de ignição de alta tensão adicional conectada a cada vela.

Funcionamento e Objetivo

  • Enrolamento primário: O magneto possui apenas este enrolamento, que gera uma tensão inicial baixa.
  • Bobina de ignição externa: Eleva a tensão de baixa para alta, sendo instalada próxima de cada vela de ignição.
  • Redução de vazamentos: A ideia original do magneto de baixa tensão era minimizar os vazamentos de alta tensão pelos cabos das velas, algo comum com os materiais isolantes da época.

Limitações e Obsolescência

  • Cabos modernos: Com os avanços nos materiais isolantes, os vazamentos de alta tensão pelos cabos das velas se tornaram raros.
  • Complexidade: A necessidade de uma bobina de ignição para cada vela aumentava a complexidade e o peso do sistema.
  • Desvantagem operacional: Comparado aos magnetos de alta tensão, este sistema se tornou menos eficiente e menos prático, sendo, portanto, substituído.