O passo de uma hélice é um conceito fundamental para entender como ela gera tração e como sua eficiência é influenciada em diferentes condições de operação. Ele pode ser descrito como a distância que uma hélice avançaria em uma única rotação se estivesse girando em um meio sólido, como madeira, funcionando de maneira semelhante a um parafuso.
Tipos de Passo
- Passo Teórico ou Geométrico:
- Representa a distância que a hélice deveria avançar a cada rotação em condições ideais, sem considerar perdas aerodinâmicas ou efeitos do fluxo de ar.
- É calculado com base no ângulo da pá e é uma especificação importante para o design e a escolha da hélice.
- Passo Efetivo:
- Refere-se à distância real que a hélice avança no ar a cada rotação.
- Geralmente é menor que o passo teórico devido ao recuo da hélice, causado pela compressibilidade do ar e pelo arrasto gerado durante o movimento.
Relação Entre Passo e Desempenho
A diferença entre o passo teórico e o passo efetivo é uma medida do recuo, que representa a perda de eficiência da hélice. O recuo ocorre porque o ar ao redor da hélice não é estático, e a hélice precisa “empurrá-lo” para gerar tração. Para minimizar essa perda, as hélices são projetadas com perfis aerodinâmicos e torções específicas ao longo das pás.
Influência do Passo no Funcionamento
- Hélices de Passo Fixo:
- Possuem um ângulo constante das pás, projetado para uma faixa específica de operação.
- Ideal para aeronaves de pequeno porte e motores menos complexos.
- Hélices de Passo Variável:
- Permitem ajustar o ângulo das pás durante o voo, otimizando o passo para diferentes condições, como decolagem (alta tração) ou cruzeiro (alta eficiência).
- São controladas por sistemas como governadores mecânicos ou eletrônicos.