Machímetro
O machímetro é um instrumento de navegação utilizado em aeronaves de alta velocidade. Ele é projetado para medir o Número de Mach, que representa a relação entre a velocidade aerodinâmica da aeronave e a velocidade do som nas mesmas condições atmosféricas.
Cálculo do Número de Mach
O Número de Mach (M) é definido pela fórmula:
Onde:
- V: Velocidade verdadeira da aeronave (TAS – True Airspeed).
- a: Velocidade do som no meio atmosférico, que varia conforme a temperatura do ar.
A velocidade do som é calculada pela equação:
Onde:
- γ: Razão de capacidades térmicas do ar (aproximadamente 1,4 para o ar seco).
- R: Constante do gás ideal para o ar.
- T: Temperatura absoluta do ar (em Kelvin).
Princípio de Funcionamento
O machímetro opera combinando as medições de três fatores essenciais:
- Pressão Estática: Captada pelo sistema de pressão estática da aeronave, representa a pressão do ar ambiente ao redor da aeronave.
- Pressão Dinâmica: Determinada pela velocidade aerodinâmica da aeronave, captada pelo tubo de Pitot.
- Temperatura do Ar: Medida pelos sensores de temperatura externos da aeronave, essencial para calcular a velocidade do som.
O instrumento usa um sistema integrado que relaciona essas variáveis, ajustando automaticamente as mudanças de altitude e temperatura para fornecer a leitura precisa do Número de Mach.
Importância do Machímetro
O machímetro é indispensável em aeronaves de alta velocidade devido às seguintes razões:
- Aeronaves supersônicas e transônicas: Essencial para monitorar a aproximação ou ultrapassagem da barreira do som.
- Desempenho de voo: Auxilia os pilotos a evitar regimes onde podem ocorrer ondas de choque e perdas de estabilidade associadas ao voo transônico ou supersônico.
- Segurança: Garante que a aeronave opere dentro de limites estruturais seguros, considerando a compressibilidade do ar em altas velocidades.
O machímetro é um instrumento fundamental em jatos comerciais modernos, aeronaves militares e outras plataformas que operam em altas velocidades, fornecendo leituras críticas para manter o desempenho aerodinâmico e a segurança durante o voo.