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O compressor em motores a reação tem a função de aumentar a pressão do ar admitido antes de enviá-lo para a câmara de combustão. Diferentemente dos motores a pistão, onde a pressão do ar aumenta no momento da combustão devido ao movimento dos pistões, no motor a reação, a pressão máxima no sistema é determinada pelo desempenho do compressor. Essa etapa é fundamental para a eficiência do motor, pois o ar comprimido otimiza a combustão ao misturar-se com o combustível.

Existem dois tipos principais de compressores:

  1. Compressor Centrífugo
    Este tipo usa a força centrífuga para aumentar a pressão do ar. O ar entra no centro do compressor e é acelerado para fora em direção à borda, onde é comprimido. É simples, robusto, eficiente em motores menores e ocupa menos espaço axial, sendo comum em motores mais compactos.
  2. Compressor Axial
    Neste tipo, o ar flui paralelamente ao eixo do motor, passando por várias etapas de pás rotativas (rotor) e estacionárias (estator). É mais eficiente em motores maiores e em aplicações que requerem alta pressão, como em aeronaves comerciais e militares de grande porte. Embora seja mais complexo e maior em tamanho axial, sua eficiência em motores de alto desempenho compensa essas limitações.
Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

Alguns motores combinam os dois tipos, utilizando um compressor centrífugo seguido de um axial, tirando vantagem das características de ambos para maximizar a eficiência e a compressão do ar. Essa configuração é encontrada principalmente em motores projetados para aplicações específicas onde um equilíbrio entre desempenho, tamanho e complexidade é necessário.